Moderno

14/02/14 às 00:00 - Atualizado às 20:01 Por Bruna Martins - rqbmartins@hotmail.com
(foto: www.spacify.com/design de Andrea lucatello)

Geralmente, quando falamos que algo é moderno, estamos tentando dizer que tem um design de linhas atuais, retas e clean, ou até curvilíneas, mas em uma estrutura de desenho assimétrica.

Para a Arquitetura, o modernismo foi um movimento da primeira metade do século XX, antigo não? Pois bem, alguns exemplos deste movimento são a escola Bauhaus, os arquitetos Mies Van der Rohe e Le Corbusier, ícones da arquitetura e estudados por seus princípios até os dias de hoje. Na foto abaixo, o Pavilhao de Barcelona, do arquiteto Mies Van der Rohe, de 1929. Pela data pensa-se que é antigo, não?

www.pt.wikipedia.org

Esta “linha” moderna de desenho nos influencia até hoje, e talvez isso seja um fator que nos leva a dizer: Isso é moderno! Mas hoje, mesmo com a influência do modernismo, o mais certo é tentar descrever uma linha contemporânea de desenho, isso pelo fato de após o movimento modernista, tivemos vários outros movimentos, incluindo até o pós-moderno.

www.assimeugosto.com

Na foto acima percebemos algumas características do estilo pós moderno, nas figuras que se tornaram quadros nas paredes, elementos pop-art, high-tech entre outras “pontas” de variados estilos, fazendo deste ambiente uma mescla bem contemporânea! Na arquitetura atual, a mescla de estilos é visível, desde uma escala maior, com as cidades, onde encontramos ainda em andamento, construções de estilos diferentes. E para dentro de casa, a mescla de estilos pode ser vista em um mesmo ambiente, sem a preocupação de este espaço como um todo ser de um único estilo. Peças vintage ou antigas tem lugar na decoração e mostram que o charme da mistura está em alta!

arquivo/projeto pessoal www.blogdoporcelanato.com

Na imagem acima, uma poltrona renomada pelo seu design usando estrutura metálica e um sofá clássico, sendo colocados no mesmo espaço, trazendo uma mistura de épocas, mas com uma linha atual de finalização, alterando a cor da parede, que poderia parecer mais antiga se fosse num tom neutro, a luminária clean também nos remete à linhas atuais e o tapete que, sendo somente uma cor não nos deixa a impressão de ambiente rebuscado.

0 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Blogs
Ver na versão Desktop