A pesca é uma das atividades econômicas mais antigas do mundo e o Paraná é privilegiado em termos de disponibilidade de áreas adequadas ao desenvolvimento pesqueiro e da aquicultura, o que lhe confere a primeira posição nacional no cultivo de pescados.

 *******************************************************************************************

Integração com agrônomos, médicos, veterinários e técnicos agrícolas
De acordo com o engenheiro de pesca Luiz de Souza Vianna, coordenador estadual do Ministério da Pesca e Aquicultura, aproximadamente 11,5 mil pescadores artesanais são responsáveis pela captura de peixe, camarão, ostra, siri e mexilhão no litoral. Destaca-se a produção de ostras, que totaliza 120 mil dúzias por ano. Todo o processo, da captura à venda ao consumidor, passa pela fiscalização de órgãos do Governo e de profissionais habilitados, como engenheiros de pesca, agrônomos, médicos veterinários e técnicos agrícolas.

 *******************************************************************************************

Controle sanitário animal
Para garantir a qualidade do pescado cultivado, os pescadores artesanais também recebem assistência técnica destes profissionais. Outro fator importante a considerar em relação à qualidade do pescado é o trabalho feito por órgão sanitário animal, que começa na captura e prossegue até a comercialização em estabelecimentos especializados, lembra Vianna.

 *******************************************************************************************

Pesca artesanal e suporte de engenheiro
O Paraná possui mais de 600 mil hectares de água represada (represas de hidroelétricas) e cerca de 50 mil hectares nas baías. São aproximadamente 22 mil piscicultores de viveiros escavados com lâmina d’água de aproximadamente 9,5 mil hectares, totalizando uma produção de 34.260 toneladas por ano. Segundo Vianna, num futuro bem próximo, o Paraná será um dos Estados com maior produção de ostras nativas e o maior produtor de peixes em tanques-rede e viveiros escavados do Brasil. Os pescadores e suas famílias são estimulados a se organizar para melhorar a qualidade de suas produções, do volume de comercialização e, consequentemente, a sua qualidade de vida, diz. Este desenvolvimento é fruto do trabalho conjunto do pescador artesanal, aliado ao suporte do engenheiro, que contribui com informações sobre tecnologias e novas técnicas para aprimorar a atividade, conclui.

 *******************************************************************************************

Região Sul responde por 28% da produção nacional em pescado
Vianna informa que, em 2011, a região Sul foi novamente a que assinalou a maior produção de pescado do País, com 153.674 toneladas, respondendo por 28% da produção nacional nessa modalidade. O Estado do Paraná é o maior produtor de pescados continentais do País, com 73.831 toneladas, seguido por Santa Catarina (com 53.641 toneladas) e Mato Grosso (com 48.748 toneladas).

 

*******************************************************************************************

Curtas

* A Copa do Mundo está em alta inclusive para os que fazem de tudo para estar do grande Mundial. A promoção Seu Campeão em Campo com o Brasil, da Coca-Cola e do Extra, vai conceder 18 vagas para jovens que queiram se tornar carregadores das bandeiras oficiais. 

* Programa da Microsoft de apoio às startups, BIzSpark, faz cinco anos e reforça seu compromisso com o ecossistema de empreendedorismo e faz um novo convite para que startups de todo o país, especialmente o Paraná, a se candidatem ao programa. Para participar do BizSpark, é necessário que a startup tenha menos de cinco anos de existência e faturamento de até US$ 1 milhão. Caso seja aprovada, a startup tem acesso gratuito a diversas plataformas Microsoft, agrupadas no pacote MSDN.

*  Procura-se: Diretor Comercial-Santa Catarina/Paraná para conceituada indústria líder no setor têxtil, com presença nacional e internacional. Indispensável experiência como executivo principal e/ou no segmento de moda e atividades afins. Oportunidade rara para executivo do meio têxtil, em busca de qualidade de vida e desafios. Chef de Cuisine para prestigiado restaurante em renomado hotel de luxo de Curitiba, administrado por uma maiores redes hoteleiras do Brasil. Indispensável trajetória curricular 05 anos de em cargos similares, em estabelecimentos gastronômicos de reconhecido prestigio nacional e internacional. Mais informações: [email protected].

* Fórum Internacional iCities firma parceria com IBQP. O Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) – um dos realizadores da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2014) – estabeleceu parceria com o Fórum Internacional iCities. O Fórum Internacional iCities tem foco na exposição de ideias sobre novas concepções de desenvolvimento urbano, baseadas, principalmente, em fatores como startups, tecnologia, energia e sustentabilidade para cidades.

 

*******************************************************************************************

Frase

Ah, que diferença entre o juízo que fazemos de nós e o que fazemos dos outros!
(Johann Goethe)