Para incentivar o turismo a um preço justo, o Ministério do Turismo criou a campanha Jogo Limpo. Lançada na última sexta-feira, nas redes sociais, nesta primeira fase o objetivo da ação é estimular viajantes a consumir de modo consciente produtos e serviços relacionados ao turismo. Entre eles, diárias de hotéis, bilhetes de companhias aéreas, tarifas de restaurantes e demais serviços, públicos e privados.
Para participar da campanha, o consumidor pode marcar fotos com a hashtag #JogoLimpo e #TurismoConsciente e enviar textos pelas redes sociais Facebook, Twitter, Google Plus e Instagram. Para abrir a campanha virtual, o Ministério do Turismo elegeu o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade e cerca de 6.500 espécies, o parque cobra do visitante R$ 6 de entrada.

Entendemos que os turistas exercem um papel determinante quando privilegiam aqueles que cobram justamente e se recusam a pagar preços abusivos, diz o ministro Gastão Vieira. Da mesma forma, entendemos que os empresários que cobram valores adequados merecem visibilidade. É uma forma, portanto, de premiar quem joga a favor do turismo brasileiro, afirma.
A preocupação do Ministério do Turismo com o consumo consciente é antiga. Há dois anos, a pasta passou a monitorar a oferta de leitos nas cidades-sede da Copa do Mundo. Em reunião recente com representantes das Secretarias de Turismo, estimulou investimentos em hospedagens alternativas, como albergues, cama e café e camping a preços acessíveis.
Na segunda etapa da campanha, será lançada uma cartilha de consumo consciente com dicas de viagem e contratação de serviços turísticos. Os empresários do setor também poderão aderir à campanha por meio de um selo do Ministério do Turismo com a frase Eu Jogo Limpo.