Na divisão de acesso do Carnaval de Curitiba, a vitória coube à escola Imperatriz da Liberdade, que bateu Os Internautas, Unidos do Bairro Alto e Unidos de Pinhais na avaliação dos jurados. A apuração da avaliação dos jurados ocorreu na tarde deste domingo (2), no Memorial de Curitiba. Em seguida, estava prevista a divulgação das notas do grupo principal.

A escola Imperatriz da Liberdade vai desfilar no grupo principal em 2015. Ao todo, ela somou 187,1 pontos, contra 183,6 da Os Internautas, 151,5 da Unidos do Bairro Alto e 130,8 da Unidos de Pinhais – que acabou eliminada.

Foram avaliados dez quesitos: enredo, samba-enredo, bateria, ala das baianas, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, fantasias, conjunto e harmonia. Cada categoria foi avaliada por dois jurados diferentes.

Perdas de pontos

Pelo regulamento do desfile, havia quesitos que poderiam eliminar as escolas previamente. Um deles, o número mínimo de integrantes, de 160. Isso provocou a exclusão da Unidos de Pinhais, que levou apenas 126 integrantes à avenida. Mesmo assim, a escola teve as notas divulgadas. Perdeu 2 pontos por não ter o número mínimo de baianas – tinha 6, quando eram necessárias 8 – e mais 10 pontos por não ter carro alegórico.

Outros quesitos previam a perda de pontos, mas sem eliminação. A Unidos do Bairro Alto foi punida por causa da ala das baianas (não tinha o mínimo de 8) e bateria (apresentou 28, dois abaixo do mínimo). Perdeu 1 ponto por baiana em falta (2 pontos) e cinco pontos por causa da bateria.

Já a Os Internautas atrasou o desfile em 1 minuto – havia um tempo de 55 minutos – e também acabou penalizada, com a perda de 1 ponto por minuto.