“Vai tremer, o chão vai tremer”. O verso do samba-enredo é a senha da Império da Tijuca para abrir neste domingo (2) à noite os desfiles das escolas do Grupo Especial. A agremiação foi a campeã do ano passado no Grupo de Acesso A e quer mostrar que tem competência para permanecer na elite do carnaval do Rio. A sinopse do enredo, sobre as origens africanas, indica que, da África ao Brasil, em todo mundo, é tempo de Batuk.

A segunda escola a entrar na passarela será a Acadêmicos da Grande Rio. O enredo Verdes Olhos de Maysa sobre o Mar, no Caminho: Maricá, vai falar do município da costa fluminense e lembrar Maysa que foi moradora de Maricá nos anos 1970. O carnavalesco Fábio Ricardo promete surpresas na avenida.

A São Clemente virá na sequência. A escola que já apresentou na avenida enredos que tratavam de questões sociais, este ano vai abordar o dia a dia das favelas do Rio. O enredo deste ano, desenvolvido pela diretora de teatro Bia Lessa, indica que a escola vai subir a favela, para mostrar toda sua riqueza, malemolência e criatividade, desde a arquitetura aos costumes da população.

A Estação Primeira de Mangueira tem um trunfo para conquistar o título deste ano: a carnavalesca Rosa Magalhães, que coleciona títulos de campeã em 30 anos de Sambódromo, completados neste ano. A Estação Primeira vai mostrar as festas brasileiras, como a festa junina, o réveillon de Copacabana com a benção de Iemanjá e a Parada Gay de São Paulo para falar da diversidade.

A quinta escola será Acadêmicos do Salgueiro que vai levar para a Marquês de Sapucaí a história do envolvimento do ser humano com o planeta Terra. A formação do mundo vai ser abordada com a visão de diferentes povos, como os de língua iorubá. Por isso, vão levar as forças dos orixás da umbanda e do candomblé.

A vice-campeã de 2013 será a última escola do desfile deste primeiro dia do Grupo Especial. Com o enredo O Astro Iluminado da Comunicação Brasileira, a Beija-Flor, terá como personagem principal José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, destaque do setor de comunicação no Brasil. O resumo do enredo da escola da Baixada Fluminense conta que “saindo do caos da evolução da espécie humana, quando o novo ser decide se agrupar, surge a grande necessidade de se comunicar”.

Os desfiles começam às 21h e cada escola terá entre 65 e 82 minutos para se apresentar.