A Secretaria de Regulação do Ensino Superior do Ministério da Educação autorizou a matrícula dos alunos aprovados no último vestibular para o curso de Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR). As matrículas dos calouros começou nesta quarta-feira (12) e irá até sexta-feira (14). Na segunda-feira (17) começam as aulas.

Em dezembro do ano passado, as matrículas no curso da UFPR haviam sido suspensos por conta das notas baixas nas duas últimas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes( Enade). Uma comissão de avaliação, então, foi enviada à UFPR nos dias 24 e 25 de fevereiro e analisaram itens ligados à infraestrutura, pessoal e grade curricular, dando o aval para a retomada das atividades normais do curso.

Em coletiva na manhã desta quarta-feira (12), o reitor Zaki Akel Sobrinho destacou que as aulas serão repostas sem prejuízos na formação dos alunos e que, a partida de agora, muito estudo e muito trabalho na sala de aula, para fazer da crise uma oportunidade.

Solicitações

A comissão do MEC pediu para que a biblioteca do curso fosse transferida do Setor de Humanas (no complexo da Reitoria) para o departamento (no campus Juvevê), o que já ocorreu. Outra solicitação é a reforma curricular. De acordo com os professores do curso, essa proposta está em andamento e novas disciplinas devem ser introduzidas em 2015. A terceira medida acertada com o ministério diz respeito à criação de um sistema de autoavaliação, o que também já está sendo programado.