Lareiras Externas: um charme!

14/03/14 às 00:00 Por Bruna Martins - arqbmartins@hotmail.com

Para jardins espaçosos, áreas de convivência externas, um belo elemento que se destaca no paisagismo, a lareira ao ar livre. Uma opção a mais em ambientes para receber, para noites frias ou somente para dar o charme de calor a um espaço externo.


www.apartmenttherapy.com

Este elemento pode ser projetado juntamente com um espaço para se sentar, com um recuo feito no próprio piso ou com mobiliário externo removível.

Nos espaços com lareiras, se deve tomar o cuidado de segurança contra o fogo. Evitando a aproximação de crianças e animais muito perto da chama. É claro que seria impossível projetar uma lareira externa totalmente segura. Mas nas situações onde teriam crianças, poderia ser usada uma grade de segurança, projetada de forma a isolar o espaço do fogo. Basicamente como as proteções de lareiras internas, mas neste caso seriam grades de proteção colocadas sobre o fogo.


Fonte: www.grahamandco.org

O tamanho da lareira depende do espaço que se pretende abranger com o calor da lareira, do tipo de material para combustão e do clima da região onde se quer construir este elemento.


www.grahamandco.org

Geralmente este elemento está ligado à piscina, ou à churrasqueira, e é uma forma de aproveitar melhor o espaço externo. Em reuniões de pessoas, cria-se mais um espaço de conversa, que não precisa de muita sofisticação. A beleza do fogo neste espaço já traz o charme necessário.


www.mithun.com

Nas construções das lareiras em pedra, o estilo da lareira acaba sendo mais rústico, pela pedra ter a forma irregular.

Quando se projeta a lareira para execução em concreto, o estilo dependerá do acabamento que se coloca no concreto. Pode ser usado pastilha, que traz um ar descolado ao espaço. E nas pastilhas se pode brincar com as cores, as miscelâneas entre várias cores de pastilhas, na mesma composição.

Pode-se trabalhar com ajulejo antigo, madeira rústica. Sempre lembrando que nunca se deve revestir o espaço do fogo, o local onde se acende a chama.

A chama pode ser feita da maneira tradicional, com lenha ou carvão, ou usando gás e ainda o etanol, nas lareiras prontas e feitas para embutir. Pode-se usar além de espaços totalmente externos, em varandas, sacadas.

Na lareira a gás, é preciso ter a tubulação de gás ou um espaço para armazenar um botijão.

A chama pode ser feita da maneira tradicional, com lenha ou carvão, ou usando gás e ainda o etanol, nas lareiras prontas e feitas para embutir. Pode-se usar além de espaços totalmente externos, em varandas, sacadas.

Neste modelo pode-se trabalhar com uma linha de fogo, que fica muito interessante.


www.artfire.com.br


www.artfire.com.br


www.luxurylaunches.com

As pedras fazem um fundo muito elegante no espaço de uso da lareira. Deixar elas fazerem a “forração” do piso abaixo da lareira trás beleza e facilidade de limpeza. Para isto, quanto maiores as pedras, melhor.

E no espaço de queima, as pedras vulcânicas são a opção mais bonita e prática de material. Nas lareiras prontas a gás e a etanol, elas geralmente são o material mais usado.


paisagismoemfoco.com.br


www.estanciaconstrucoes.com.br


www.construflama.com.br

Também existem as lareiras chamadas de Pira, que geralmente possuem uma proteção em vidro, e formam uma tocha de fogo.


www.artfire.com.br


www.artfire.com.br

Para cada espaço existe um modelo mais apropriado. Dependendo do estilo do local, da estrutura existente. E com isso vem também o cuidado com o jardim, ou com o espaço de convívio externo. Para que fique agradável de se contemplar nos momentos em que se estiver usando o espaço da lareira.

0 Comentário

Você precisa acessar o seu perfil para comentar nas matérias.

Últimas de Casa em verso
Casa em verso Moderno
Blogs
Ver na versão Desktop