O roteiro Destaques da Áustria e Bavária da  Avalon  Waterways , foi apontado pela Fodor’s Travel Guides como um dos 12 melhores destinos fluviais europeus para 2014. A maior editora mundial de língua inglesa mantém 700 profissionais em diversos pontos do planeta para documentar destinos, atrações e  diferenças, editando guias de viagem com avaliação.

O destaque foi o Avalon Artristy II no cruzeiro que vai partir de Viena (Áustria) em 13 de outubro, terminando em Munique (Alemanha) dia 21, depois de 8 noites navegando pelo Danúbio. O cruzeiro é temático, voltado para quem gosta de cervejas. Terá degustações de marcas especiais, palestras e jantares com as melhores receitas que combinam com cervejas.

Nas escalas, visitas para degustação em locais famosos, como a Kuchelbauer World of Beer, que abriga cervejarias instaladas há séculos  em Abensbergh. O museu alemão Hop, em Wolnzach também será visitado para conhecimento de séculos de cervejarias, algumas com 500 anos.

O cruzeiro oferecerá passeios em Viena, Melk, Dürstein e Grein. Na Alemanha, Oberammergau, castelos de Neuschwanstein e Linderhof, antes de chegar a Munique. As tarifas iniciam em 1.949 dólares por pessoa, em cabina dupla, incluindo todas as refeições a bordo, bebidas nos jantares  e passeios. Veja em www.avalonwaterways.com

Fotos: Dayse Regina Ferreira
Belezas naturais da Suíça, patrimônio de todos

O TREM DO QUEIJO – UM PASSEIO GOSTOSO
Reserve um dia na Suíça para descobrir o principal produto da região e as melhores paisagens a partir de Montreux. Desde dezembro de 2013 o Trem do Queijo transporta  turistas para um excursão de um dia a bordo de vagões Belle Epoque, enquanto uma assistente oferece degustação de queijos da região de Vaud e oferece um cálice como souvenir.

Na medida em que o trem se distancia do lago Léman, as paisagens vão se transformando em cenários típicos. O trem passa diante do maior chalé do país, que foi propriedade do pintor Balthus, em Rossinière. É uma imponente construção em madeira, com fachada inteiramente decorada.

Os passageiros descem em Château-d’Ex, em direção ao restaurante Le Chalet, para uma demonstração da fabricação artesanal do queijo, preparado em fogo de lenha, um costume tradicional. Depois é hora de provar uma boa fondue. A visita se completa com o Musée du Vieux Pays-d’Enhaut, consagrado à arte popular da montanha, com reconstrução de interiores de casas antigas, objetos tradicionais e uma exposição dos famosos papéis recortados, arte ainda praticada na região.

O retorno a Montreux é programado para o final do dia. O trem circulará até 27 de abril de 2014, de sexta a domingo. Tarifa de 39 francos suíços.


Na região das Cataratas, lendas e progresso na estrutura do turismo

HOMENAGEM A AUDREY HEPBURN
A estrela que fez tanto sucesso como a princesa inglesa fujona, que acaba no apartamento de um jornalista em Roma, foi uma apaixonada pela Suíça e por Morges, pertinho de Lausanne, onde viveu os últimos trinta anos de sua existência.

Agora Morges e seu departamento de turismo organizaram um tour Final de Semana nos Passos de Audrey Hepburn. No pacote, uma noite em hotel de 3 ou 4 estrelas, um mapa da cidade especial, no roteiro de Audrey e entradas para a nova sala de exposição  En hommage à Audrey Hepburn” , na Fundação Bolle, um café em uma confeitaria famosa e uma caixa de chocolates Audrey Hepburn assinada pelo mestre Maier.

Estrela de Holywood entre os anos 50 e 60, Audrey Hepburn procurava descanso na vila de Tolochenaz, junto de Morges. Onde morou durante 3 décadas e onde foi enterrada em 1993. No roteiro turístico, a prefeitura de Morges, onde a artista casou com Andrea Dotti;Tolochenaz , sua casa  La Paisible, aberta à visitação, e seu túmulo. 

Entre 27 de março e 1º de junho a Fondation Bolle abrirá todas as suas salas para uma exposição sobre Audrey Hepburn, mostrando sua carreira, seus principais filmes e cenários de filmagens. Veja em www.morges-tourisme.ch


Viena, de todas as artes e cafés, no roteiro da Avalon Waterways

FREDDIE MERCURY EM MONTREUX
Já havia uma grande estátua de Mercury no centro de Montreux, sempre visitada pelos fãs de Queen. Agora o Mountain Studio tem visitação gratuita, junto do Cassino Barrière, onde o grupo gravou seus sete albuns. Fotos e muitos objetos que pertenceram ao membros do Queen estão em exposição. Os visitantes também podem entrar na sala de controle, onde Freddie Mercury cantou dezenas de canções de sucesso, inclusive a última música, Mother Love. Depois de sua morte, nada foi modificado. Apenas a mesa de mixage foi trocada por uma versão mais moderna e complexa.

Os turistas podem se instalar e fazer remix de algumas gravações de Queen. Imperdível, na saída, olhar a porta nos fundos do estudio, coberta de mensagens dos fãs. Os músicos se instalaram em Montreux em 1978, seduzidos pela atmosfera da Riviera suíça. A compra do estúdio aconteceu um ano depois. Todo visitante que chega a Montreux se depara com a estátua de Freddie Mercury, na beira do lago. Ela faz parte da capa do último disco do grupo – Made in Heaven – realizado depois da morte do cantor.

CULLY JAZZ FESTIVAL
Entre 4 e 12 de abril, a vila de Cully, junto dos vinhedos de Lavaux, lugar classificado patrimônio mundial pela UNESCO, acontece a 32ª. edição do Cully Jazz Festival. No programa, o gênio da bateria Julian Sartorius, o trio Rusconi (Zurique) e o mestre da guitarra experimental Fred Frith, além do contrabaixista Avishai Cohen. Como cantora, Valerie June, revelação do ano 2013 e Popa Chubby, rei do blue urbano nova iorquino. O festival é bom pretexto também para aproveitar das caves e dos cafés regionais, curtir passeios pelas ruazinhas típicas, entre as apresentações de jazz, blues, rock, canções francesas ou fusion, espetáculos com setenta concertos à escolha. Para este 2014 estão sendo esperados 45 mil participantes. Acesse www.cullyjazz.ch para detalhes.


Fotos: Divulgação

Catamarã, novidade no Lago Itaipu

FOZ DO IGUAÇU – DESTINO DO MUNDO
*O parque hoteleiro de Foz do Iguaçu é o que mais cresce no país. Estão em fase de projeto ou de conclusão  10 hotéis,  que ampliarão em 1.578 as unidades hoteleiras, com 3.285 leitos.

*Cataratas Parque Show, complexo com Museu de Cera, Cinema 9D, Parque dos Dinossauros, Bar Harley Davidson, Casa do Terror, Mini Mundo, uma das atrações da cidade.

*Parque Aquático Termal Lago do Itaipu, em Itaipulândia, é um complexo de 250 mil metros quadrados já está em funcionamento. Pode atender até 5 mil turistas ao dia. Tem Piscina Show, Piscina Termal Coberta, Castelinho das Águas, Restaurante Panorâmico como principais destaques.

*Foi restruturado o Passeio Linha Martins, trilha ecológica de 3 quilômetros na floresta do Parque Nacional do Iguaçu, para ser percorrido a pé. Outra opção é conhecer os arredores do Porto Linha Martins de barco, pelo Rio Iguaçu.

*Iguassu by Bike é perfeita escolha para melhor apreciar a natureza da região de maneira ecológica. A empresa oferece em todos os passeios o equipamento básico necessário.

*Um barco de 35 metros de comprimento e 9 metros de largura, com capacidade para 200 passageiros, será a nova atração do Complexo Turístico Itaipu. O passeio de catamarã vai iniciar no píer de atracação na usina e está em fase final de obras. O roteiro fará a ligação do Parque com o Lago de Itaipu.


Parque Termal, um complexo com piscinas e outras atrações em Foz

DELÍCIAS DO PALÁCIO DO ÉLYSÉE
Aux Délices du Palai, do boulanger Antonio Teixeira (boulevard Brune, em Paris) vai fornecer o pão para o palácio do presidente francês durante um ano. Antonio Teixeira e sua boulangerie recebeu o primeiro prêmio na 20ª edição da Baguette d’Or, oferecido pela Prefeitura de Paris. Segue uma história de família: em 1998 o pai de Teixeira recebeu a Baguette d’Or. Dezesseis anos depois, o filho de 24 anos, repete o feito.

Reunido na Chambre Professionnelle des Artisans Boulangers, o júri  de 15 membros escolheu entre 187 baguettes, provando 137 delas ( 50 foram reprovadas por não terem o tamanho correto, que é de 55 e 65 cm, nem o peso perfeito, de 250 e 300 gramas. Os pães devem ter no máximo 18 gramas de sal para cada  quilo de farinha. São analisados o aspecto, cozimento, alvéolos internos, aroma e sabor.

Em 2010,2011 e 2012 as melhores baguettes ficaram no XVIII arondissement: Le Grenier au Pain ( 38, rue des Abesses); Au Levain d’Antan (6, rue des Abesses), Manvieux (159, rue Ordener). São famosos também Le Grenier de Félix (XVe.) Au Duc de la Chapelle (XVIIIe) e Arnaud Delmontel (XVIIIe)

Na França, ser maître boulanger é uma profissão de destaque e ser eleito o melhor do ano, uma honraria para toda a vida. A gente conhece uma cidade por suas calçadas. E um país, pelo seu pão. Na terra de Proust, fazer pão é coisa séria. Anote as indicações para sua próxima viagem à Cidade Luz.