Milhões de turistas são atraídos todos os anos para os antigos campos de batalha na França, onde aconteceram dois dos maiores conflitos das grandes guerras. No território das grandes batalhas, são visitados os museus, os cemitérios militares e monumentos que relembram os trágicos eventos.

São cerca de 20 milhões de visitantes, dos quais 45% são de estrangeiros, principalmente do Reino Unido, Alemanha e Bélgica. Dos muitos locais visitados, apenas sete cobram entradas, os outros são grátis. Os dados são da Atout France, que indica centenas de milhões de euros na economia local das regiões, principalmente no Norte Pas-de-Calais. O número de  ingressos  nos locais históricos é modesto, cerca de 25% do total. Ou seja, 45 milhões de euros. Mas o resultado final do Turismo de Memória, nos hotéis, restaurantes, táxis, comércio, serviços, atinge centenas de milhões de euros.

Os resultados serão ainda mais elevados no período de 2016-2017 em todas as centenas de lugares espalhados ao longo da antiga linha de frente que existia durante os 4 anos de guerras , entre o mar do Norte e Vosges, por causa do centenário das várias batalhas, emblemáticas, para o Commonwealth e Alemanha.

Historical da Primeira Guerra Mundial de Péronne, que recebe anualmente 70 mil turistas, espera uma afluência sem precedentes nos próximos anos. O museu é referência da Grande Guerra, reabre portas depois de obras de restauração, com reservas antecipadas já esgotadas. Num único dia acolheu vinte ônibus de turismo com visitantes britânicos.

Existem mais de 1.200 projetos com a marca oficial Centenário da Primeira Guerra Mundial. Com tantas homenagens especiais, o norte da França projeta receber 3 milhões de visitantes suplementares do Reino Unido e de seus antigos domínios – África do Sul, Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Terra Nova.

A Bélgica, onde o front se prolongou por 30 quilômetros, também será beneficiada com o Turismo de Memória. Para receber aos visitantes, o Memorial de Passchundaale, em Flandres Ocidental, foi renovado e muitos eventos estão sendo organizados, incluindo um concerto pela paz.

Na França, Verdum, que normalmente atrai 300 mil turistas ao ano, Le Chemin des Dames (Aisne) ou o cemitério de Notre Dame de Lorette (Pas-de-Calais) preparam homenagens especiais. A Austrália e a Nova Zelândia vão  ampliar a cerimônia comum anual em 25 de abril de 2015 – o ANZAC Day – em Villiers. O Canadá dará ênfase ao 4 de abril de 2017 em homenagem ao sacrifício de seus soldados na conquista  realizada em Pas-de-Calais. Mais tarde, em novembro de 2018, serão os Neo-Zelandeses que farão a celebração da liberação de Quesny.

CEREJEIRAS EM FLOR
Depois de um inverno mais do que rigoroso dos últimos vinte anos, Washington DC, capital norte americana, está celebrando o National Cherry Blosson Festival, que prossegue até 13 de abril.

São mais de 3 mil cerejeiras floridas ladeando as margens do Rio Potomac. Um espetáculo único, que vale a viagem. As árvores foram um presente do então prefeito de Tóquio – Yukio Osaki – para a cidade de Washington DC em 1912.

Turistas de todo o mundo invadem a cidade nesta época do ano para passeios a pé, de ônibus, barco ou segways. É em torno do lago Tidal Basin que são feitas as melhores fotos, tendo vista para o Memorial de Thomas Jefferson ao fundo. Cerca de 1,5 milhão de visitantes passam por lá nas 3 semanas do festival, aproveitando a programação de artes e gastronomia que acontece todos os dias.

As 8 propriedades da Kimpton Hotels da região estão com tarifas especiais, a partir de 159 dólares em Suite Deluxe, incluindo sabonetes artesanais de cereja, voucher de 25 dólares para refeição ou estacionamento, happy hour com saquê às 17 horas, promoção válida até 13 de abril. A Kimpton Hotels & Restaurants atende no escritório paulista pelo (11) 3582-7972.

DOIS EVENTOS NOVAIORQUINOS
Quem for até Nova York nos próximos dias, vai poder aproveitar dois eventos próprios para os mais energéticos: a TD Bank Five Boro Bike Tour, que acontece anualmente desde 1977 para que os ciclistas circulem por 65 km da cidade, passando por Manhattan, Bronx, Queens, Brooklyn, State Island e cinco pontes famosas, como a Queensboro e Verrazano.

Já o 40º Festival de Gastronomia Internacional da Nova Avenida, nos dias 17 e 18, coloca em 15 quarteirões entre as ruas 42 e 57, as barracas de comidas e bebidas da culinária italiana, grega, mexicana, chinesa, tailandesa, marroquina, senegalesa e até brasileira.

Por lá circulam mais de 200 mil pessoas no final de semana cheio de coisas gostosas, muita música e  baile. A rede de hotéis Apple Core tem promoções nas unidades localizadas nas melhores regiões de Nova York, Manhattan, com fácil acesso às principais atrações da cidade. Todos os hotéis têm café da manhã continental, academia, Business Centers 24 horas,  jornais diários, Internet wi-fi gratuita e ligações sem custo para qualquer parte dos Estados Unidos.

The Hotel Times Square e o Broadway Times Square ficam a poucos passos da Grand Central Terminal, do Rockfeller Center, Museu de Arte Moderna (MoMa), lojas da Quinta Avenida e, claro, da Times Square.

O New York Manhattan Hotel – Nyma – fica em Midtown, entre a 32nd Street e a Quinta Avenida, perto da Macy’s. Veja em www.newyorkhotels.com.br

CRUZEIROS MARÍTIMOS COM OFERTAS
A Oceania Cruises lançou itinerários especiais com acompanhamento nas excursões de guias em português e espanhol. Os pacotes das excursões, quando comprados com antecedência, têm 40% de desconto.

Tesouros Escandinavos, no Marina, parte dia 21 de junho de Estocolmo para Copenhagen, um roteiro de 10 noites. Visita Tallin, St. Petersburgo, Helsinki, Riga, Klaipeda, Berlim e Copenhagen. A partir de 3962 dólares, mais taxas de 687 dólares, em cabine com varanda.

O roteiro Estadia Ibérica inicia em 15 de agosto, no Insignia, para viagem de 12 noites a partir de Barcelona, com Sevilha, Gibraltar,  Arrecife, Santa Cruz de la Palma, Funchal, Granada, Valencia, Palma de Mallorca, retornando a Barcelona. Tarifas a partir de 2512 dólares em cabine com varanda. Há outros roteiros  até agosto. Consulte a Firstar.

VINHOS NAS ALTURAS
A Lan Airlines renovou sua carta de vinhos oferecidos em suas cabines Premium Business. Os vinhos foram escolhidos entre 300 de diversas variedades de vinhos chilenos e argentinos. Durante 3 dias, com a presença do único Mestre Sommelier da América Latina – Héctor Vergara – , que há duas décadas assessora a Lan,  foram destacados 30 vinhos, sendo 18 do Chile e 12 da Argentina.

Os vinhos chilenos são  Syrah, Cabernet Sauvignon, Biland, Savignon Blanc, Carmenère e Pinot Noir. Os 12 argentinos são Blend, Torrontés, Malbec, Chardonnay.

Foram elaboradas 6 cartas, de 5 vinhos cada, que estarão disponíveis a partir de maio deste 2014 até março de 2015. As cartas serão atualizadas a cada seis meses. Entre os bons vinhos, você poderá escolher os chilenos Tralca, El Olivar Alto, Litoral, Coyam, Wild Fermented. Se preferir argentinos, Luigi Bosca, Rutini, Encuentro, Henry Gran, Guarda no 1, Ikella.