O superintendente da Polícia Federal no Rio, Roberto Cordeiro, afirmou hoje que a Secretaria de Segurança do Estado pediu que um Vant (veículo aéreo não tripulado) seja usado na ocupação do conjunto de favelas da Maré, na zona norte carioca, nos próximos dias.

De origem israelense, o aparato tecnológico é guiado via controle remoto e registra imagens do território. Foi usado pela última vez na cidade em investigação que resultou na prisão de um dos chefes do tráfico local, Marcelo Santos das Dores, o Menor P. “No momento, o Vant está em outro Estado, mas vamos transportá-lo de volta num avião da FAB (Força Aérea Brasileira) nos próximos dias. Agora, anotamos todas as questões técnicas para que ele possa auxiliar na ocupação [da Maré]”, disse Cordeiro, em entrevista coletiva mais cedo.

O Vant tem 9,3 metros de comprimento e alcance operacional de mais de 1.500 km. Pode chegar a uma velocidade de 204 km/h e até 37 horas ininterruptas de voo, numa área de mais de mil quilômetros quadrados. Segundo a PF, o avião não tripulado é usado principalmente na vigilância das fronteiras e no combate a ilícitos transnacionais. O aparelho pode fotografar e filmar pessoas ou objetos no solo de uma altura de até 30 mil pés (10 km), sem perder a nitidez, entre outras funções.