Casamentos gays passam a ser legais na Inglaterra e no País de Gales a partir deste sábado. É quando a lei que oficializa esse tipo de união, aprovada no ano passado, entra em vigor.

Há uma expectativa de que ao menos 500 cerimônias sejam realizadas já neste fim de semana, sendo 52 na região de Westminster. Segundo dados do governo britânico, cerca 6 mil casais homossexuais registram todos os anos uma união civil desde 2005, quando passou a ser legal. Agora, se quiserem, poderão transformá-la oficialmente em casamento.

A lei recebeu poucas resistências no Parlamento britânico e sua aprovação, em julho de 2013, foi considerada histórica. Coube à Rainha Elizabeth 2ª ratificar a decisão. “Este fim de semana é um importante momento para o nosso país”, disse Cameron.

Entre os britânicos, a medida é considerada simbólica já que hoje os gays têm os mesmos direitos de paternidade, por exemplo, que os heterossexuais.

O casamento gay foi aprovado em fevereiro na Escócia, que deve colocar a lei em vigor a partir de outubro. A Irlanda do Norte é o único membro do Reino Unido que ainda resiste a aceitar a mudança.