A má campanha do Coritiba no Campeonato Paranaense de 2014, que resultou na eliminação do time na semifinal e o fim do sonho do pentacampeonato, culminou nesta segunda-feira (31) com a demissão do técnico Dado Cavalcanti. A mudança aponta também uma mudança na postura da diretoria coxa-branca.

Desde a chegada de Vilson Ribeiro de Andrade ao Coritiba as mudanças no comando técnico eram poucas. A situação mudou a partir do ano passado, quando também deixou o clube o superintendente de futebol Felipe Ximenes. Durante todo o ano de 2010, quem comandou o Coxa foi Ney Franco. Entre 2011 e 2012, foi a vez de Marcelo Oliveira. Depois veio Marquinhos Santos, que ficou no comando da equipe de setembro de 2012 até setembro de 2013. Desde então, começou a dança dos técnicos.

Após a saída de Marquinhos, passaram pelo comando do Coxa Marcelo Serrano (interino, comandou o Verdão em um jogo), Péricles Chamusca (durou pouco mais de dois meses), Tcheco (ficou algumas semanas no cargo, ajudando a livrar o Coritiba do rebaixamento) e agora Dado Cavalcanti. O mais cotado para ser o próximo comandante alviverde é Vagner Mancini, que no ano passado fez ótimo trabalho no Atlético, levando o Furacão para a Libertadores e ficando com o vice-campeonato da Copa do Brasil.

Fracasso de Dado

Treinador revelação do Campeonato Paulista de 2013, Dado Cavalcanti teve uma boa passagem pelo Paraná Clube no ano passado. Após se destacar, acabou contratado pelo Coxa, que buscava no jovem técnico uma espécie de novo Marcelo Oliveira.

A aposta não deu certo. Mesmo com 33 dias para preparar a equipe, Dado não conseguiu fazer seu time convencer a torcida. Em dez jogos, seis vitórias, dois empates e duas derrotas, um aproveitamento de 66,6%, pouco para um campeonato fraco como o Paranaense.

Novos comandantes

Junto com dado Cavalcanti, deixam o Coritiba o reparador físico Fred Pozzebon e o auxiliar técnico Wilton Bezerra. Com isso, Tcheco deixará a gerência de futebol e irá retomar os trabalhos na comissão técnica, assumindo o cargo de treinador interinemante, junto com o auxiliar técnico Edison Borges.