A aula do professor Eduardo Lobo Botelho Gualazzi na Universidade de São Paulo (USP) foi bastante agitada nesta segunda-feira (31). Gualazzi fez um discurso a favor do golpe militar de 1964, que completou 50 anos nesta semana, e revoltou os alunos, que invadiram a aula para protestar.

O professor foi interrompido quando dizia que a história informa que as tiranias vermelhas terminaram afogadas num Holocausto de sangue e corrupção total, material e espiritual. Primeiro ouviu-se batidas na porta e gritos de uma pessoa que aparentava pedir para não ser espancada. Em seguida os alunos invadiram a aula com capuzes pretos e começaram a cantar a música ‘Opinião’, de Zé Keti.

No vídeo da aula, que você pode ver acima, o professor discursa e ataca a esquerda, afirmando ainda que a liga esquerdista totalitária almejava apoderar-se totalmente do Brasil, mediante luta armada e subversão. E quase conseguiu.

O movimento Canto Geral, que organizou o protesto, afirmou ter intervido porque o professor teria abusado da liberdade de cátedra para impor os valores dele. Como contraponto ao discurso de Gualazzi, um um ex-militante torturado da Ação Libertadora Nacional (ALN) falou com os estudantes. A intenção era fazer um debate, mas o professor, irritado, deixou a sala.