A Copel concluiu mais uma obra na rede de transmissão de energia de Curitiba. Foram investidos R$ 11,5 milhões na subestação Uberaba, que opera na tensão de 230 mil volts (kV) e passa a contar com dois novos transformadores. A ampliação proporciona um aumento da oferta de energia na parte leste da capital e municípios vizinhos de Pinhais, Piraquara, e São José dos Pinhais.
Dois transformadores antigos de 41,67 megavolt-ampères (MVA), que faziam a transformação de 69 kV para 13,8 kV, foram desativados para a entrada dos novos equipamentos, cada um com 50 MVA de potência. Além da capacidade maior, eles operam na transformação direta de 230 kV para 13,8 kV, aliviando o carregamento no sistema de 69 kV que atende diversas regiões da capital e também da Região Metropolitana.
Além disso, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, essa obra era fundamental para a operação da rede de transmissão de Curitiba dentro dos padrões técnicos exigidos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) durante a Copa do Mundo 2014.