A Secretaria de Estado da Educação e a Coordenação Geral da Copa do Mundo 2014 lançaram nesta quinta-feira (3) o livro O Contexto do Futebol no Mundo: do senso comum à crítica pedagógica. A obra foi produzida por 61 professores da rede estadual de ensino e integra o tema Copa do Mundo às disciplinas curriculares. 

O conteúdo faz parte do planejamento curricular das 2,6 mil escolas estaduais do Paraná, incluindo as unidades de educação especial. Os alunos gostam de discutir temas atuais. Então, é muito interessante neste ano discutir a Copa do Mundo também nas escolas. Os professores se dedicaram a pensar a Copa dentro do ponto de vista das disciplinas e também da educação. disse o vice-governador Flávio Arns. 

O livro é uma importante iniciativa e vai auxiliar alunos e professores. Em Geografia, por exemplo, o aluno vai conhecer os países participantes da Copa. Todas as matérias estão relacionadas com o futebol, disse o coordenador geral da Copa do Mundo no Paraná, Mario Celso Cunha. 

A obra discute a Copa do Mundo com todos os alunos. Esses estudantes terão a chance de vivenciar pelas páginas do livro como funciona a competição, explicou o professor e um dos organizadores do livro, Aluisio da Rosa. 

O pentacampeão da seleção brasileira de futebol, Ricardo Luís Pozzi Rodrigues, o Ricardinho, parabenizou o Governo do Estado pela ação. A iniciativa de publicar este livro é sensacional. Espero que as crianças aproveitem. O esporte é importante na vida da criança e do adolescente, mais ainda se estiver aliado à educação. O esporte forma o atleta e a educação forma o cidadão, disse Ricardinho. 

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, participou do lançamento da publicação. Também compareceram representantes e autoridades da Assembleia Legislativa, Prefeitura de Curitiba, chefes dos Núcleos Regionais de Educação, diretores de escolas, estudantes e jogadores da categoria de base dos clubes Atlético Paranaense, Coritiba, Paraná Clube e J. Malucelli. 

Durante o evento foi realizada a transmissão do cargo de secretário da Educação. O vice-governador Flavio Arns transmitiu o cargo para o assessor especial da Secretaria da Educação, professor Paulo Schmidt.