Novo Corolla que acaba de chegar às concessionárias é a décima primeira geração de um carro de sucesso em todo mundo. No Brasil tem aparecido sempre em primeiro lugar em vendas entre os sedans médios e com grande fidelidade a marca entre seus proprietários Isso se atribui por um conjunto de fatores que envolvem fama de inquebrável, baixo índice de desvalorização, bom consumo de combustível, bons serviços de pós-venda, suspensão com ajuste adequado às vias, tendendo para a maciez, silêncio interno e prazer ao dirigir.
O Novo Corolla que testamos em um percurso de 150 quilômetros nas imediações de Campinas (SP) durante sua apresentação para a imprensa, é maior, tem com um estilo mais ousado, em mais espaço interno e alguns aperfeiçoamentos mecânicos. Os atributos do sedan japonês estão na maciez da direção, assim como o comportamento da suspensão, que oferece conforto aos ocupantes na medida certa. A posição de dirigir, a maciez dos bancos, a ergonomia, continuam marcante no DNA do Corolla É um Corolla, porém melhorado, com mais espaço interno, um câmbio melhor e algumas concessões à tecnologia.
O modelo q GLi, equipada com o motor Dual VVT-i Flex, com tecnologia que permite partida à frio sem o auxílio do sub-tanque auxiliar de gasolina. O propulsor tem potência de 144 cavalos @ 6.000 RPM e torque máximo de 18,6 Kgfm @ 4.800 RPM.

A aceleração de 0 a 100 Km/h deve ficar entre 12,5 e 13,5 segundos – em torno de 25% mais lento que o modelo 2.0. A proposta de um modelo de entrada (a maior fatia no mix das vendas deverá ser do modelo com motor 2.0) o performance não é o forte do Corolla 1.8 GLi, mas em relação ao consumo, decepciona, apresentando números interessantes, em face o elevado peso do carro. Segundo o INMETRO, em cidade, o Corolla consome 7,3 Km/l de etanol, e 11,4 Km/l de gasolina. O número de consumo de gasolina é o melhor do segmento, sendo que o Corolla é no mínimo 10% mais econômico que qualquer outro concorrente.
O interior do Corolla GLi 1.8 Automático se destaca em dois aspectos principais: qualidade do acabamento e espaço interno. Os passageiros do banco traseiro foram bastante beneficiados pela ampliação da distância entre eixos e pelo fato de os bancos dianteiros serem mais finos. O motorista, porém, encontra a posição de dirigir com facilidade, graças à regulagem de altura e profundidade da direção, e dos ajustes do banco. O volante, por sua vez, mesmo sem revestimento em couro, tem boa pega, e a direção – macia e leve – é confortável no seu manuseio.

Essa versão GLi 1.8 CVT conta com ar-condicionado com controle, vidros e travas elétricas, mas apenas o vidro do motorista conta com o sistema one-touch. A direção tem assistência elétrica e o computador de bordo (funções de consumo médio; indicador de condução econômica; autonomia; velocidade média; tempo de condução; controle de iluminação noturna; temperatura externa). O sistema de som conta com entrada USB e conexão auxiliar compatível com os dispositivos da Apple, e mesmo nesta versão temos a funcionalidade da conexão via Bluetooth com os smartphones, permitindo o atendimento de ligações por meio do sistema de som e também de streaming de áudio.
Novo Corolla 1.8L 2015 GLi Multi-Drive (automático)custa R$ 69.990 é opção não somente para para pessoas com deficiência física (que usufruem de isenção de impostos para carros até R$ 70.000 reais), mas para o público em geral que quer um sedã confortável e confiável por um preço razoável.