O terceiro técnico com maior número de vitórias na história Campeonato Brasileiro comandará o Coritiba na temporada 2014. Celso Roth foi anunciado ontem pelo clube e assume o cargo na segunda-feira. Ele somou 191 vitórias em 445 jogos no campeonato nacional. Só fica atrás de Vanderlei Luxemburgo (303 vitórias em 639 partidas) e Muricy Ramalho (213 vitórias em 452).

Celso Roth nunca conquistou o Brasileirão, mas venceu a Copa Libertadores de 2010, pelo Internacional. Conquistou também a Copa Sul-Minas de 1999, a Copa Nordeste de 2000 e dois campeonatos gaúchos (em 1997 e em 1999).

O novo treinador chega ao clube com o auxiliar Beto Ferreira e com o preparador físico Paulo Paixão, atual integrante da comissão técnica da seleção brasileira. Outra contratação é o gerente de futebol Anderson Barros, que já trabalhou no Botafogo e no Bahia.

O cargo era ocupado pelo ex-jogador  Tcheco, que volta a ser auxiliar. Foi uma vontade do Tcheco e um pedido do Celso, disse Vilson Ribeiro de Andrade, presidente do Coritiba, em entrevistas para rádios da capital.
Vilson já havia tentado contratar Roth em setembro de 2013, após a demissão de Marquinhos Santos. O treinador teria pedido R$ 300 mil na época.  Não houve acerto e o Coxa decidiu trazer Péricles Chamusca.

Ontem, o presidente do Coritiba confirmou que tentou trazer Roth no ano passado, mas não falou em valores. Nunca tinha desistido dessa vontade de trazê-lo. Temos uma filosofia de não procurar treinador empregado. Entendemos que o Celso era a melhor opção, disse. O técnico estava sem clube desde que saiu do Cruzeiro, em dezembro de 2012.

O dirigente revelou que buscará reforços. O Celso está acompanhando nosso plantel. Ele tem algumas ideiais e vamos a campo a partir de segunda-feira para ver as principais necessidades, comentou.