Cada brasileiro deve gastar neste ano, em média, R$ 810,84 com vestuário. Segundo estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, esse valor é 3% superior ao projetado em 2013, quando a média nacional foi de R$ 786. O consumo total de vestuário no país deve encerrar o ano com um volume de R$ 138 bilhões. De acordo com o estudo, as classes C e B serão as maiores consumidoras, com 41% e 40% do potencial de consumo, respectivamente. De olho neste consumo, os supermercados investem cada vez mais em coleções de roupas e sapatos.  Supermercadistas não divulgam números, mas a estimativa do setor é de que o segmento têxtil já chegue a ocupar entre 5% e 10% do faturamento das redes. Para o consumidor, a vantagem é o preço muitas vezes menor e a possibilidade de parcelar as compras nos cartões das lojas.

O Condor, além de vender roupas, agora aposta em um grande estilo de lançamento das coleções. No fim de semana, lançou a Coleção Outono Inverno com desfile, como qualquer grife badalada em várias lojas da rede. Os desfiles contaram com a presença das blogueiras Débora Alcântara (TudoOrna.com), no Água Verde, e Adriana Nakamura (EuNaoTenho Roupa.com), no da Nilo Peçanha, que prestaram uma breve consultoria de moda para os clientes interessados, presentes no momento do desfile.

Nas passarelas, modelos masculinos, femininos e infantis desfilaram looks para todos os gostos. Para a diretora de marketing da rede, Elaine Munhoz, esta nova campanha tem como objetivo demonstrar aos consumidores que é possível andar na moda com estilo e economia. Além de oferecermos roupas de alta qualidade a preços acessíveis, facilitamos a correria do dia a dia das pessoas, que podem aproveitar o momento das compras para adquirir peças que vão ajudar a dar uma renovada no guarda roupa. Elaine acrescenta que isso também contribui para otimizar o orçamento familiar, já que reúne todas as compras necessárias em um único local, o que ajuda no controle dos gastos e na economia de tempo. Outro facilitador é o parcelamento de todo o setor de vestuário em até 10x sem juros no cartão Condor MasterCard.

Para a diretora de moda da Ypsimoda, produtora do desfile, Andrea Gappmayer, o projeto é inovador no segmento supermercadista e cumpre o objetivo de aproximar o consumidor final do universo da moda. Neste ano, o que vai predominar nas passarelas são os looks compostos por sobreposição, o que deixa tudo mais leve e fácil para compor um visual descontraído.

Ainda segundo Andrea, as novas tendências também terão muito animal print para os looks femininos, muita cor e estamparia digital no infantil e, para o público masculino, terá o grunge, estampas xadrez tartã com fundos e linhas em vermelho.

Praticamente todas as redes de supermercados vendem roupas, Extra, Big, Walmart e Condor. O Walmart, inclusive, deve lançar nos próximos dias a coleção de inverno.