O PPS ingressará nesta semana, junto com o PSDB e o DEM, com representação no Conselho de Ética da Câmara contra o vice-presidente da Casa, deputado federal paranaense André Vargas (PT). As novas denúncias sobre o envolvimento de Vargas com o doleiro Alberto Youssef levaram o líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), a defender, ontem, o afastamento do petista do cargo. Diante das inúmeras acusações de envolvimento do vice-presidente da Câmara com o doleiro preso, o seu afastamento do cargo é o melhor caminho para dar condições à Mesa Diretora da Câmara de apurar com isenção as denúncias que pesam sobre ele, defendeu Bueno por meio de nota.

Sociedade
De acordo com reportagem da revista Veja desta semana, em mensagens interceptadas pela Polícia Federal, Vargas promete ajudar Youssef em contratos que o doleiro pretendia fechar com o governo federal. As suspeitas são de que Youssef e Vargas sejam sócios do laboratório Labogen. O doleiro está preso desde o dia 17 de março, em decorrência das investigações da Operação Lava Jato, que apura um esquema de lavagem de dinheiro. Para o líder do PPS, o discurso de pedido de desculpas, feito por Vargas na semana passada, já não basta.

Patrimônio
Reportagem publicada pelo jornal O Globo apontou que o patrimônio do vice-presidente da Câmara cresceu 50 vezes em dez anos, desde que ele se elegeu pela primeira vez vereador em Londrina, em 2000, até a última eleição para a Câmara, em 2010. A evolução patrimonial ocorrida entre os anos de 2000 e 2010 é totalmente compatível com minha renda ao longo desses dez anos, reagiu Vargas em nota.

Candidato
O senador Roberto Requião (PMDB) anunciou que registra nesta semana no PMDB do Paraná sua pré-candidatura ao governo do Estado para as eleições deste ano. E o deputado federal Marcelo Almeida comunicou que não vai disputar a reeleição e é pré-candidato ao Senado pelo partido. Os anúncios foram feitos nas reuniões do PMDB em Quitandinha e em Quatro Barras. O PMDB paranaense está dividido entre o lançamento de um candidato próprio ao governo – com vaga disputada entre Requião e o ex-governador Orlando Pessuti – e o apoio à reeleição do governador Beto Richa (PSDB), tese defendida pela maioria da bancada do partido na Assembleia Legislativa.

Fora do páreo
O ex-senador Osmar Dias (PDT) divulgou nota anunciando que não disputará a eleição de 2014 para nenhum cargo, preferindo permanecer como vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil, posto para o qual foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff (PT). Osmar era cotado como pré-candidato ao Senado na chapa da pré-candidata do PT ao governo, senadora Gleisi Hoffmann. Na nota, ele alega que não pretende concorrer contra o irmão, senador Álvaro Dias (PSDB), candidato à reeleição. Enfrentar um irmão de sangue, numa disputa eleitoral, não seria um desrespeito somente à minha família, mas uma agressão à população que sempre me respeitou. Seria uma negação dos valores morais que herdei dos meus pais. Abdico do direito de disputar o Senado em nome desses valores, justificou o pedetista.

Empréstimo do BNDES
Os deputados votam hoje autorizando a contratação de operação de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) até o montante de R$ 250 milhões, para financiamento do Projeto de Investimento para o Desenvolvimento do Paraná. O projeto de investimento é composto por dois programas: o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Empreendimentos Estratégicos do Estado do Paraná e o Programa de Capitalização da Contra-Garantia para os Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs). O primeiro tem o objetivo de financiar os empreendimentos localizados no estado em seus investimentos aderentes ao plano do Governo. O segundo programa tem como foco garantir e viabilizar projetos de PPPs no Paraná, cuja meta é a aplicação de R$ 130 milhões em forma de financiamento direto a empresas e empreendimentos nos ramos de agricultura, comércio, indústria e serviços.

Licença
Benefícios ao servidor municipal estão na pauta do plenário nesta semana. Hoje a Câmara de Curitiba terá o primeiro debate da proposta 005.00460.2013, do prefeito, que altera o Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais e amplia a abrangência da licença para tratamento de saúde de familiar. Amanhã, entra em votação a matéria 005.00461.2013, também do Executivo, que prevê a dispensa de parte da jornada de trabalho para acompanhamento de pessoa com deficiência.

Em alta
O Projeto de Lei voltado para o controle de natalidade de CÃES E GATOS pode ser votado nesta semana na Câmara dos Deputados. A iniciativa propõe, em vez do extermínio, a esterilização. A iniciativa, de autoria do ex-deputado paranaense Affonso Camargo, é de 2004.

Em baixa
A presidente DILMA ROUSSEFF (PT) caiu seis pontos porcentuais nas intenções de voto para presidente em relação a fevereiro, segundo pesquisa do Datafolha divulgada ontem. O levantamento apontou que ela tem 38% da preferência do eleitorado hoje.