Ricardo Drubscky, 54 anos, foi apresentado ontem como novo treinador do Paraná Clube. Na sua chegada, avisou que manterá seu estilo ofensivo de jogo mostrado no Atlético Paranaense. E pediu união entre diretoria, torcida, jogadores e comissão técnica na Série B de 2014.

Gosto da equipe que joga, afirmou Drubscky. Uma equipe vibrante, disciplinada e que joga dentro ou fora de casa, disse. No Atlético, o treinador mostrou um estilo de jogo moderno, semelhante ao adotado pelos grandes do futebol europeu – como Bayern de Munique e Borussia Dortmund. A defesa joga em linha e avançada, tirando o espaço do meio-campo adversário. Os dois volantes e os dois laterais saem para o jogo.

No clube rubro-negro, o técnico adotou o 4-2-3-1, com três meias ofensivos: um armador centralizado e dois meias de velocidade pelos lados.

Drubscky ainda não falou sobre detalhes táticos e sobre possível escalação. Até porque seu primeiro treino foi ontem à tarde.

Na apresentação, o técnico pediu união, ao responder sobre qual o segredo para conseguir o acesso. Precisa dar liga. Comissão técnica, diretoria e jogadores têm que fazer uma química para que as coisas apareçam no campo, declarou ele, que em 2012 teve 69% de aproveitamento de pontos (15 vitórias, 7 empates e 3 derrotas) na Série B, com o Atlético.

Sobre as dificuldades financeiras do Paraná, Drubscky afirmou que isso não vai interferir. A grande maioria dos clubes brasileiros enfrenta problemas. Confesso que vejo um ambiente propício para superarmos esses obstáculos. Confio nas pessoas que estão trabalhando conosco e teremos plenas condições de realizar um bom trabalho, declarou. Já joguei contra o Paraná em algumas oportunidades e sei da força da equipe. Vi a Vila Capanema lotada e espero que possamos conquistar este apoio com resultados, afirmou.

O treinador afirmou que não tem preferência por jogadores jovens ou veteranos. A receita mundial nos obriga acreditar que é com mesclagem. Que esses trintões e vintões fiquem numa média interessante, argumentou.

Drubscky chegou com o auxiliar técnico Gilberto Fonseca, que foi goleiro do Coritiba nos 90. O técnico é autor do livro Universo Tático do Futebol – Escola Brasileira e também coordenador do curso para treinadores da CBF. São muitos anos no futebol e com experiências na Série A, B, C, D, além da Copa do Brasil. Eu estou confiante e acredito que posso agregar muitas coisas positivas com toda a experiência que eu possuo destas competições, comentou Drubscky.

A estreia do treinador será na quinta-feira, contra o São Bernardo, na Vila Capanema, pela Copa do Brasil.