O técnico Celso Roth foi apresentado ontem como técnico do Coritiba. Na sua chegada, afirmou que a equipe vive um desequilíbrio e que projeta um Campeonato Brasileiro seguro. Para ele, além de fazer uma campanha segura, também é possível lutar pelo título da competição.

O Coritiba também vem de um desequilíbrio técnico. Precisamos equilibrar o time para que possamos fazer um campeonato sem sustos. Mas eu não viria para cá apenas para isso. Temos consciência das dificuldades que enfrentaremos, mas não podemos deixar de sonhar, declarou o treinador.

O Coritiba entra em competição sempre com o objetivo de vencê-la. O momento é difícil. Eu tenho falado aos jogadores que sonhar é possível, mas, sem sacrifício, não se chega a lugar nenhum. Tem de ser assim, afirmou Roth.

Famoso pelo estilo defensivo, o técnico afirmou que veio apenas para retrancar o time. Marcar forte faz parte de todas as equipes, inclusive as europeias que são assim. A marcação tem de ser forte e objetiva. Seremos assim, até pela história do clube. O time tem de ser equilibrado, nem ofensivo e nem defensivo. Tem de escolher dentro do equilíbrio, ser ofensivo quando tem de ser ofensivo e defensivo quando tem de ser defensivo. Nos clubes, não tem como fazer muitas escolhas, ainda mais chegando assim. Vamos aproveitar características que temos e dos que vão chegar, comentou.

O técnico explicou que pedirá reforços, mas antes tentará aproveitar ao máximo os jogadores que já fazem parte do elenco. Temos a obrigação de trabalhar com o que temos. A partir do compromisso que assumimos com a direção, também assumimos o passivo. O treinador trabalha essencialmente com o grupo que tem. Certamente procuraremos contratações pontuais dentro da nossa necessidade. O mercado está difícil, mas sempre há alternativas, declarou.


Torcida
A realidade do clube é conhecida pelo torcedor. O Coritiba está em débito com sua história. Ele não pode ficar fora de uma final estadual e nossa expectativa é reverter isso em um período pequeno. Precisamos sonhar alto, disse Celso Roth.

Presidente
O Coritiba é tão grande quanto qualquer clube que eu trabalhei. Mas foi a pessoa do presidente (Vilson Ribeiro de Andrade) quem determinou minha vinda. A persistência dele na minha contratação demonstra o comprometimento com a instituição, declarou o novo técnico do Coxa.

Estreia
Dez dias não é o tempo ideal para montar o time, mas temos de fazer isso e só tem um jeito, que é trabalhando. Precisamos entrar com o pé direito na Copa do Brasil, respeitando o Cene que fez um bom jogo na ida. Temos de vencer até em respeito a nossa torcida, afirmou Roth, sobre a estreia no Coxa, dia 16, no Couto Pereira.

Categorias de base
Um clube tem como objetivo formar jogadores e usar. Usaremos aqueles que mostrarem potencial. As categorias de base do Coritiba vêm mostrando nos últimos anos ter feito um bom trabalho. Vamos formar primeiro um time para daí utilizá-los. Mas é preciso que o time esteja estruturado para inserir um jovem ou você o queima. É preciso paciência para escolher o momento correto de lançar os garotos, disse Roth.

Reciclagem
O período fora do futebol é bem importante, pois o futebol é muito desgastante. Meus colegas têm de aprender a fazer isso. São tempos de fazer analise do que se está fazendo dentro e fora do país e espero ter aproveitado, disse Roth, que ficou 2013 inteiro sem clube.