Marcos Giovanella, diretor de Mídias Sociais e de Internet da Prefeitura de Curitiba, ressalta que a tendência é a ampliação do número de canais. Até porque, no Brasil, o acesso à internet não é 100%, explica. Ele ressalta que na Prefeitura de Curitiba, o meio de comunicação mais usado pela população ainda é o 156, que recebe 6 mil ligações por dia. As demandas diárias do 156 pela internet somam apenas 197 e do chat (sistema online de comunicação com o atendente), 141, segundo os dados do Instituto Curitiba de Informática (ICI) de 2013.
Nas redes sociais os números de atendimento da Prefeitura de Curitiba ainda são pequenos, em comparação aos exibidos pela Copel, por exemplo. O Facebook e Twitter têm uma média de 150 atendimentos por dia. No Colab.re, lançado no dia 28 de março, há 130 demandas. Essa rede social tem o funcionamento parecido com o Instagram. A diferença está no sistema de geolocalização, que permite identificar a origem geográfica de uma pessoa a partir de um computador ou celular conectado à internet por meio do rastreamento do IP e de outros métodos de identificação utilizando sistemas de satélites e servidores.
Para utilizar a rede é preciso acessar o endereço colab.re, o usuário poderá entrar na página da rede social utilizando uma conta do Facebook. São três abas principais que permitem ao cidadão fiscalizar, propor e avaliar. Ao clicar em uma delas será oferecida várias categorias, por exemplo, limpeza urbana e iluminação pública no caso da opção fiscalize e educação e cidadania se a aba escolhida for proponha. Outra forma de acessar o Colab.re é diretamente pela página da Prefeitura no Facebook por meio de um botão indicado com o símbolo da rede social.