Aplicativo desenvolvido pelo escritório de Turismo dá dicas do que fazer na cidade alemã depois do trabalho
Viajantes a negócios representam um dos mais importantes públicos na indústria de viagem da Alemanha. Eles se diferenciam significantemente de todos os outros tipos de visitantes. As oportunidades que estes viajantes apresentam para o turismo são geralmente subestimadas. Pensando nisso, a cidade de Stuttgart acaba de desenvolver um novo conceito com o objetivo de apresentar aos clientes empresarias também as ofertas do turismo da região. O conceito tem como foco apresentar aos viajantes a negócio as opções de lazer da região que podem complementar as obrigações profissionais.

Visto que Stuttgart é sede de empresas mundialmente conhecidas como Mercedes Benz, Bosch e Porsche, 66% de todos os visitantes que chegam a região de Stuttgart tem como objetivo negócios, o que movimenta 2.5 milhões de pessoas a cada ano. Como de praxe, os turistas de negócios viajam sozinhos e permanecem em média dois dias. Eles têm pouco tempo livre, e por isso as opções de lazer que podem ser uma pausa na pesada agenda de negócios, precisam ser ajustadas a esse cliente, sendo simples, espontâneas e feitas sob medida para eles.

Com base nessa informação, o Escritório de Turismo da cidade de Stuttgart desenvolveu um aplicativo: o Stuttgart After Business App (Aplicativo Stuttgart Depois dos Negócios, em português). As ofertas focam principalmente em restaurantes, opções de música ao vivo, atividades especiais depois do trabalho, facilidades para se exercitar e dicas de compras. Uma atenção especial foi dada a serviços e produtos típicos da região. A intenção é que os turistas a negócios tenham uma impressão diferenciada com as características únicas da região e fiquem entusiasmados por suas variadas opções turísticas.

Nós queremos mostrar aos viajantes a negócios o aspecto turístico da nossa região com uma nova oferta de serviços. Nosso foco é fornecer a estes numerosos turistas novas e interessantes ideias para suas horas de folga toda vez que vierem para cá, e dessa forma, deixarem de ser um cliente apenas de negócios para se tornarem um cliente além dos negócios. Ao fazermos isso, tentamos conquistar indiretamente nossos viajantes a negócios e torná-los embaixadores da nossa região, afirma Armin Dellnitz, diretor da Stuttgart-Marketing  e da Region Stuttgart Marketing und Tourismus.

O aplicativo Stuttgart After Business faz um ótimo uso das funções de um smartphone (Android e iOS) em instalação de dados. Por exemplo, o aplicativo desenha um mapa do smartphone em questão e leva em conta seus mecanismos habituais ao exibir informações. Além disso, o aplicativo permite que conteúdos sejam instalados com a função AroundMe (Ao Meu Redor, em português). Ao baixá-lo, o visitante tem sua posição atual na Stuttgart Region determinada via GPS, e a localização da informação específica é selecionada automaticamente. Este dispositivo está disponível em alemão e inglês e o download é grátis.

Fachada da New State Gallery com escultura de Henry Moore