Nesta quinta-feira (10), um sistema de baixa pressão no Paraguai forma nuvens de chuva bastante pesadas que avançam em direção ao oeste dos três estados do Sul do Brasil. A expectativa é de que a chuva mais intensa ocorra em São Luiz Gonzaga, Chapecó e Foz do Iguaçu. O alerta é para o risco de chuva forte. Em Porto Alegre, a chuva chega na próxima madrugada

Na sexta-feira (11), o sistema de baixa pressão passa sobre o Rio Grande do Sul na madrugada e se organiza como uma nova frente fria. O alerta é pra temporais e ventos soprando muito fortes em todo o estado gaúcho, sul e oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Os maiores volumes acumulados ficam concentrados em Santa Maria, Porto Alegre e São Luiz Gonzaga. Em Florianópolis, Vale do Itajaí e todo o centro leste do Paraná o tempo não fica completamente fechado.

No sábado (12), o sistema de baixa pressão dá origem a uma nova frente fria que espalha muitas nuvens sobre a maior parte do Sul do Brasil. São Luiz Gonzaga, Santa Maria, e Porto Alegre ainda registram chuva de manhã que pode ser volumosa. No norte gaúcho e região serrana o tempo permanece fechado com chuva o dia todo. As áreas de instabilidade desta frente fria avançam ao longo do dia sobre Santa Catarina e Paraná e provocam mais chuva, forte com ventania e até raios em alguns momentos.

No domingo (13) à tarde a chuva diminui bastante no Rio Grande do Sul. Pode chover fraco ou até mesmo garoar nas áreas de serra. No oeste de Santa Catarina e em Foz do Iguaçu, o sol parece entre nebulosidade variável. Tempo nublado com chuva, em Florianópolis, Vale do Itajaí e nas demais áreas do Paraná, inclusive Curitiba. Nestas áreas, o risco de temporal é pequeno. A temperatura fica amena.