Oito jogos, quatro vitórias e quatro derrotas. Futebol nada convincente e eliminação na Fase de Grupos da Copa Libertadores. O espanhol Miguel Angel Portugal balança no cargo de técnico do Atlético-PR. E se ficar no Furacão, terá de vencer verdadeiras provas de fogo para convencer o treinador e a diretoria que tem o que é preciso para comandar a equipe.

Se o Atlético penou para vencer em casa equipes como o The Strongest (forte na altitude, mas extremamente frágil longe de La Paz) e Sporting Cristal, deverá ter também muita dificuldade nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. O Furacão – que agora deverá reformular seu elenco – terá verdadeiras pedreias nas primeiras rodadas do nacional.

A caminhada atleticana começa no dia 20 de abril, quando o Furacão irá encarar o Grêmio no Orlando Scarpelli. Depois, no dia 27, o adversário será o Vitória no Barradão. Na sequência, o rubro-negro irá medir forças com Cruzeiro (mandante) e Internacional (visitante). Na quinta rodada, um adversário menos tradicional: a Chapecoense. Mas já na rodadas seguintes, outras pedreiras: o Corinthians fora de casa e o clássico Atletiba.

Para deixar as coisas ainda mais complicadas, o Atlético terá de cumprir a punição imposta pelo STJD por conta das confusões registradas na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, quando o rubro-negro encarou o Vasco na Arena Joinville. Serão cinco jogos longe de Curitiba e outros quatro com os portões fechados.