O projeto de melhoria do Ligeirinho Inter 2 vai começar com a reforma de dois terminais, implantação de dois binários (sistema de vias paralelas de mão única e em sentido contrário) e construção de uma trincheira. As obras resultarão em aumento da velocidade operacional dos ônibus, que ganharão até 12 minutos na volta completa da linha. Também deve fazer aumentar o número de passageiros transportados, de 80 mil para 110 mil.
Os recursos para essa primeira fase já estão garantidos. Serão R$ 121 milhões — R$ 101 milhões do governo federal (assegurados por uma portaria publicada na semana passada) e R$ 20 milhões da Prefeitura de Curitiba.
Os dois binários previstos no projeto vão garantir de imediato a melhoria da velocidade operacional, hoje em 23 km/h. O primeiro binário será no bairro Cristo Rei, formado pelas ruas Padre Germano Mayer e Camões. O outro binário será composto pelas ruas Olga Balster e Nivaldo Braga.
Entre as obras aprovadas também está a construção de uma trincheira que passará por baixo da Avenida Nossa Senhora Aparecida, no cruzamento com as avenidas Arthur Bernardes e Mário Tourinho, um dos pontos de maior lentidão no itinerário do Inter 2. A trincheira vai garantir fluidez do tráfego na região, beneficiando diretamente o sistema de transporte coletivo e o trânsito de maneira geral.

Os terminais Campina do Siqueira e Hauer serão totalmente requalificados e repaginados dentro do projeto Inter 2. Serão os dois primeiros terminais da cidade a receber bicicletários, com dezenas de vagas em cada um deles.
O projeto também prevê a circulação do Inter 2 em alguns trechos de canaletas já existentes nas avenidas Paraná, João Gualberto e República Argentina; na Rua Padre Anchieta e na Linha Verde. Os trechos a serem utilizados pelo Inter 2 somam 7,4 quilômetros.
Serão elaborados projetos para 24,6 quilômetros de vias que receberão faixas exclusivas para a circulação do Inter 2. Esses projetos serão implantados numa segunda fase. Ao longo do trajeto, o Inter 2, que é do sistema Linha Direta, passa por ruas e avenidas de tráfego intenso, o que tem prejudicado a velocidade operacional e o cumprimento de horários.
Quando o projeto de requalificação do Inter 2 estiver integralmente implantado, as intervenções previstas vão aumentar a capacidade da linha os atuais 80 mil para 110 mil passageiros por dia e reduzir o tempo de viagem de 102 para 90 minutos, um ganho de 12 minutos.

Carregada
Isolada, a linha Inter 2 (criada em 1991) é a mais carregada do sistema de transporte coletivo da capital, com 80 mil passageiros transportados por dia. Essa linha tem um percurso circular, com trajeto de 38 quilômetros, passando por 12 bairros: Cabral, Jardim Social, Jardim das Américas, Capão da Imbuia, Hauer, Xaxim, Capão Raso, Portão, Santa Quitéria, Campina do Siqueira, Mercês e Centro Cívico.