Grandes ídolos costumam ser cotados para assumir cargos diretivos noc clubes onde alcançaram a idolatria após pendurarem as chuteiras. O Vasco, por exemplo, é hoje presidido por Roberto Dinamite, maior artilheiro da historia do clube. No Flamengo, Zico teve recentemente uma passagem (conturbada) como diretor executivo de futebol do clube. No São Paulo, Rogério Ceni é cotado assumir a presidência do clube após encerrar a carreira. E agora surgiram boatos de que Alex, que irá pendurar as chuteiras no fim do ano, poderia se tornar o mandatário coxa-branca.

As especulações até tem alguma lógica, afinal, Alex é fortemente identificado com o Coritiba, clube que sempre afirmou torcer, e conta, naturalmente, com grande carinho da torcida. Além disso, o Menino de Ouro é, de alguma forma, ligado com a política do clube alviverde: o camisa 10 é genro de Edson Mauad, ex-presidente do Coxa e figura ainda influente nos bastidores do Alto da Glória.

Mas apesar dos boatos, o craque coxa-branca nega a possibilidade de entrar para a política do Coritiba. Em entrevista ao blog Dois Toques, o jogador afirmou: Não vou ser presidente nem da minha casa. Não tenho capacidade e nem estou me preparando para isso. O jogador teria interesse em se tornar treinador. E boas referências não faltam: durante a carreira, Alex trabalhou com nomes como Wanderley Luxemburgo, Felipão, Celso Roth, Paulo César Carpegiani e Zico.