A campanha na Copa Libertadores de 2014 ampliou a vantagem do Atlético Paranaense sobre seus principais rivais em competições internacionais oficiais. O clube rubro-negro soma agora 23 vitórias, 11 empates e 20 derrotas em 54 jogos, com aproveitamento de 49,3% dos pontos disputados. Foram quatro participações na Libertadores e cinco na Copa Sul-Americana.

Os números de Coritiba e Paraná Clube somados não superam o Atlético em nenhum aspecto positivo. Os dois clubes somam 14 vitórias juntos (sete cada), contra as 23 do Atlético. O Coxa disputou seis edições (duas Libertadores e quatro da Sul-Americana) e o Paraná, quatro edições (uma Conmebol, uma Libertadores e duas Sul-Americana). Os dois juntos somam dez participações, contra nove do Atlético. O aproveitamento de pontos do time alviverde é de 41%. O Paraná somou 43% dos pontos.

O Atlético também é o clube paranaense que foi mais longe nas duas principais competições. Na Libertadores, chegou à final em 2005 – e perdeu para o São Paulo. Na Sul-Americana, chegou à semifinal em 2006 – acabou eliminado pelo Pachuca, do México.

O Paraná chegou às oitavas de final da Libertadores de 2007, quando foi eliminado pelo Libertad, do Paraguai. O Tricolor foi o único paranaense a disputar a Copa Conmebol, criada em 1992 e extinta em 2000. Em 1999, o clube da Vila Capanema eliminou o San Lorenzo, do Paraguai, na 1ª fase. Com isso, foi direto para as quartas de final, quando acabou desclassificado pelo Talleres, da Argentina.

O Coritiba não passou da primeira fase da Libertadores nas duas vezes que participou – em 1986 e em 2004. Na Sul-Americana, a única vez que passaou da primeira fase foi em 2013, quando eliminou o Vitória e caiu diante do Itagui (Colômbia) logo em seguida.


Treinador
O técnico Miguel Angel Portugal chegou ontem ao CT do Caju e comandou os treinos da equipe principal para a estreia no Campeonato Brasileiro, em 20 de abril. Os atletas já haviam retornar a Curitiba na quarta-feira. A permanência do treinador será decidida em reunião de diretoria.

Protesto
O protesto de operários da Arena foi encerrado ontem no início da tarde. Um grupo de cerca de 80 trabalhadores  fechou a Avenida Getúlio Vargas na manhã de ontem, em manifestação contra salários atrasados. A CAP S/A prometeu pagar a dívida e os operários voltaram ao trabalho.