O viaduto estaiado, que cruza a Avenida Comendador Franco (Avenida das Torres), foi liberado para o tráfego no início da tarde deste sábado (12). Os primeiros automóveis começaram a circular nas pistas do elevado a partir das 14 horas. Agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) estão orientando os motoristas, pois ocorreram várias mudanças no trânsito da região. 

A construção envolveu várias intervenções e por isso mesmo só liberamos a obra depois de recebermos todos os laudos que atestavam sua segurança. Com a liberação do viaduto, a Prefeitura cumpre um compromisso com a população, que era de entregá-lo antes da Copa do Mundo. No próximo mês iremos finalizar todas as obras do entorno,disse o prefeito Gustavo Fruet, que foi ver de perto como ficou o viaduto.

Maximiliano Pereira mora há 20 anos na região e fez questão de enfrentar a chuva para ser o primeiro a atravessar o viaduto estaiado. Apesar dos transtornos naturais que essas obras causam, este viaduto era muito esperado. É uma obra que vai facilitar muito a vida de motoristas e pedestres que passam por esta região todos os dias, afirmou.

A obra, iniciada em 2012, tem 225 metros de extensão, com três pistas em cada sentido, além de ciclovias e calçadas laterais para pedestres em ambos os lados. A estrutura é metálica, com laje de concreto pré-fabricado. Um mastro, com 74 metros de altura, está ligado aos 21 cabos (estais) de sustentação.

O viaduto foi construído com recursos do PAC da Copa e integra as obras do Corredor Aeroporto/Rodoferroviária, que irá melhorar a circulação de veículos desde a divisa com São José dos Pinhais até o Centro de Curitiba.

Esta obra é muito importante. São quase 7 quilômetros que irão garantir maior fluidez ao trânsito. Junto com a trincheira Guabirotuba, vai melhorar a circulação de veículos na Avenida das Torres e facilitar o acesso ao aeroporto, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Sérgio Antoniasse. 

Mudanças no tráfego

Os semáforos instalados durante as obras nas ruas Durval de Morais e Doutor Constante de Coelho foram desligados e não será mais possível para quem transita por essas ruas cruzar o canteiro central da Avenida Comendador Franco. A partir de agora, o motorista que antes utilizava a Rua Marechal Cardoso Junior e acessava as Ruas Durval de Morais e Rua Doutor Constante de Coelho só poderá acessá-las para chegar aos bairros no mesmo sentido em que estiver transitando na  Avenida Comendador Franco .

No sentido Curitiba-São José dos Pinhais, o motorista, após passar o viaduto estaiado, poderá entrar à direita em uma alça de acesso à Rua Durval de Morais – que antes era sem saída – e que passa a ser em sentido duplo para permitir passagem no viaduto estaiado. Esta mesma via dará acesso à  Avenida Comendador Franco para quem vem pela Rua Francisco H. dos Santos.

No sentido Curitiba – São José dos Pinhais uma outra alça – anterior ao viaduto estaiado, quase em frente ao Wall Mart –, pode ser acessada à direita, na Rua dos Bandeirantes, para chegar à Rua Doutor Joaquim Ignácio Silveira da Motta, pela qual o motoristas poderá pegar a  Rua Coronel Francisco H. dos Santos sentido bairro Hauer.

Para quem vem pela Rua Coronel Francisco H. dos Santos sentido Hauer-Jardim das Américas e pretende acessar a Avenida Comendador Franco, assim que passar o viaduto estaiado poderá entrar à direita na Rua Ana Berta Roskamp, em seguida à direita novamente na Rua Joaquim Amaral e à direita na Rua Ministro Gabriel Passos, que levará à Avenida Comendador Franco.

Transporte

A liberação do tráfego no viaduto estaiado também beneficia diretamente os passageiros de 13 linhas de ônibus que deixarão de fazer desvios ou passar pelo meio do canteiro de obras, onde o trânsito, naturalmente, é mais lento. A partir da abertura do viaduto as linhas Inter 2 e Interbairros II voltam ao trajeto normal fazendo a travessia da Avenida das Torres pelas ruas Francisco Heráclito dos Santos e José Rietmeyer, ligadas pelo viaduto.

Outras 10 linhas que passam pela Avenida das Torres também serão beneficiadas com a melhoria do fluxo de tráfego. São duas linhas convencionais  – Centauro e Itiberê – e oito linhas de ligação com São José dos Pinhais, entre elas a Curitiba-São José e Curitiba-Jardim Ana Rosa, além da linha Vila Macedo, que passa sobre o viaduto estaiado.

O término da obra também beneficia usuários de ônibus em bairros do entorno. São linhas que embora não tenham sido desviadas da rota original, passam por ruas utilizadas para desvios e, portanto, com maior tráfego durante a fase de obras.

Outras obras

As obras na região vão além da Avenida das Torres.  O entorno também irá receber melhorias. Estão sendo recuperadas, além da Avenida Comendador Franco, também as ruas Mauricio Nunes Garcia e Tufik José Guérios, no Jardim das Américas.

As demais obras do corredor seguem sendo realizadas, com previsão de término para maio próximo. Os trabalhos de pavimentação de quatro trechos da via foram relicitados e iniciados no mês de janeiro. Também estão sendo realizadas a revitalização de calçadas, a implantação de ciclovias e pequenas correções na geometria do pavimento (acessos e retornos).

O investimento total na obra do corredor, que já teve a trincheira da Rua Guabirotuba entregue em outubro de 2013, é de R$ 145 milhões, recursos do PAC da Copa.

As obras na Avenida das Torres
– Construção de viaduto estaiado e trincheira;
-Drenagem;
– Escavação e pavimentação de ruas e alças de acesso;
– Fresagem e recuperação de ruas;
– Piso em granilhas aparentes;
– Ciclovia;
– Calçadas em paver;
– Rampas para pessoas com necessidades especiais;
– Plantio de grama e de árvores;
– Sinalização horizontal, vertical e semafórica;
– Implantação de abrigos para ônibus;
– Iluminação.