Após a eliminação na Copa Libertadores e no Campeonato Paranaense, o Atlético Paranaense iniciou a reformulação de seu elenco. O primeiro a se despedir do Furacão foi o atacante Adriano Imperador, que rescindiu seu contrato com o clube na última sexta-feira (11). A próxima vítima da reformulação atleticana deve ser o zagueiro Manoel, que foi afastado do time principal no sábado (12) e deverá ser negociado ou então irá treinar em separado até o fim de seu contrato, em dezembro do ano que vem.

Em nota divulgada no site oficial, o clube foi bastante crítico em relação à postura do jogador, revelado pelas categorias de base do Atlético e desde 2006 vestindo a camisa rubro-negra. A diretoria atleticana está insatisfeita com o comportamento do jogador, que declara constantemente que pretende deixar o Furacão.

O Atlético destaca que aqueles que quiserem jogar pelo clube devem dedicação, trabalho, profissionalismo e principalmente respeito à instituição. A diretoria ainda ressaltou que não vai admitir indisciplina por parte de qualquer atleta pertencente ao elenco do clube. Com a saída do zagueiro, as opções do rubro-negro para a defesa são Cleberson, Dráusio, Rafael Zuchi e Renato Chaves. No time sub-23, as opções são Tárik, Lucas Alves, Ricardo Silva, Erwin e Léo Pereira.

Se Manoel e Adriano saem, Miguel Ángel Portugal deve ficar. Na última quarta-feira, em entrevista ao blog do jornalisa Paulo Vínicius Coelho, o PVC, o presidente do Furacão, Mario Celso Petraglia, afirmou que a permanência de Portugal seria avaliada. Contudo, ressaltou que o clube tem um projeto de longo prazo, lembrando que a culpa pela má campanha na Libertadores não era só do treinador: Temos de avaliar o nível do grupo, tudo. No Brasil, temos essa cultura de deixar os resultados a cargo só do treinador. Vamos avaliar a continuidade dos jogadores, de tudo. Como nenhuma mudança na comissão técnica foi anunciada até agora, a tendência é que Portugal siga no comando da equipe.

Outros saindo, outros chegando

A reformulação do grupo atleticano não irá parar por aí. Nas próximas semanas, outros jogadores devem deixar o Atlético. Douglas Coutinho, Bruno Mendes, Zezinho e Cléberson podem ser emprestados para outras equipes. Mirabaje e Mérida têm contrato encerrando em junho e dificilmente renovarão o vínculo.

Por outro lado, a diretoria busca no mercado nomes para reforçar seu elenco. O primeiro deles é o meia Bady, de 24 anos, que estava no São Bernardo. O jogador, de muita movimentação e habilidade, teve 50% de seus direitos econômicos comprados pelo rubro-negro. Outros nomes na mira atleticana são os palmeirenses Eguren, volante uruguaio de 33 anos, e Felipe Menezes, meia de 26.

O Atlético estreia no Brasileirão de 2014 no dia 20, um domingo. Enfrenta o Grêmio. A partida será no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. O time paranaense é o mandante, mas terá que cumprir uma punição que determina a perda de nove mandos de campo – cinco jogos em locais a mais de 100km de Curitiba e quatro na capital paranaense, mas com portões fechados. 

Confira a nota divulgada pelo clube sobre o zagueiro Manoel:

O Atlético Paranaense é reconhecidamente um dos clubes brasileiros com melhor estrutura e condições de trabalho oferecidas aos seus atletas. Cumprir os compromissos com seus colaboradores e dar-lhes o melhor para que possam desempenhar sua profissão dignamente é mais que obrigação, é filosofia da instituição Clube Atlético Paranaense.

Todos conhecem as grandes dificuldades existentes nas disputas das diversas competições em que o Clube participa! Mesmo dando aos seus atletas as excelentes condições citadas, não se pode cobrar vitórias em todos os jogos e títulos em todos os torneios. Boas participações evidentemente são cobradas e conseguidas necessariamente!

Para isso exigimos dedicação, trabalho, profissionalismo e principalmente respeito à instituição Atlético Paranaense de todos os profissionais ligados ao Clube.

A diretoria do Atlético Paranaense não vai admitir indisciplina por parte de qualquer atleta pertencente ao elenco do clube; não admitirá que comportamentos indignos das tradições e história do Clube sejam adotados por qualquer um de seus profissionais do futebol; e não admitirá, principalmente, desrespeito às tradições, à história do Clube e a sua grande torcida!

Em reunião realizada hoje, dia 12/04, nas dependências do Centro de Treinamentos Alfredo Gottardi, a diretoria do Atlético Paranaense cobrou de forma veemente de todos os atletas do elenco profissional comportamento e atitudes condizentes com suas tradições e filosofia no campo e principalmente fora dele! Também ficou decidido, que em função do comportamento mostrado, das declarações constantes e claras que pretende sair e não mais continuar vestindo a camisa do Clube que lhe acolheu e lhe deu todas as condições desde 2006, para se tornar o jogador profissional de hoje, o atleta Manoel passa a treinar separadamente até que seja negociado com outra agremiação ou até o término do seu contrato em 31/12/2015!

Respeito, disciplina, reconhecimento, gratidão e comprometimento é o que o Atlético Paranaense exige de seus profissionais do futebol, aqueles insatisfeitos ou descontentes sabem exatamente qual caminho tomar!”