Estão abertas as inscrições para o primeiro Hackathon Curitiba. Organizado pela Prefeitura em parceria com o Sebrae-PR e a Universidade Positivo, o evento é uma maratona de programação para promover o empreendedorismo e as boas ideias, com o objetivo de desenvolver a melhor aplicação tecnológica para a cidade. A primeira edição, voltada exclusivamente para estudantes de graduação das universidades de Curitiba, acontece nos dias 10 e 11 de maio, na Universidade Positivo.

As inscrições podem ser feitas no endereço www.curitiba.pr.gov.br/hackathon.

O Hackathon atende aos princípios do programa Curitiba Cidade Inteligente, que busca transformar realidades na cidade usando intensivamente as tecnologias da informação e comunicação, afirma o secretário da Informação e Tecnologia (SIT), Paulo Miranda.

A competição acontece das 10 horas de sábado (10) até as 18 horas de domingo (11). Durante as 32 horas, os participantes poderão desenvolver aplicativos nas categorias mobilidade, cidadania/acessibilidade e saúde.

Segundo o Diretor de Planejamento e Políticas da SIT, José Maria Pugas Filho, é necessário pensar a cidade de forma coletiva. O que podemos fazer de diferente na gestão pública é pedir para que todos pensem a cidade de forma colaborativa. Olhar para o futuro a partir dos múltiplos olhares dos cidadãos, diz.

Competição

Cada equipe do Hackathon pode ser composta por três a cinco integrantes, sendo que todos devem ser estudantes da mesma instituição de ensino. Para estimular a interdisciplinaridade, recomenda-se que essas equipes sejam compostas por alunos de mais de um curso de graduação relacionado às três categorias de desenvolvimento. As inscrições são limitadas a 120 vagas e não existem custos para os participantes ou universidades.

Os juízes da competição serão indicados pela Prefeitura, Sebrae-PR e patrocinadores do evento. A pontuação atenderá a critérios de qualidade técnica e viabilidade, além das especificações de uma lista de funcionalidades desejadas (wish list) que será divulgada durante o evento. O produto vencedor será aquele que, após as 32 horas ininterruptas de programação, conseguir maior pontuação na avaliação dos juízes. Equipes compostas por alunos de mais de um curso de graduação receberão pontuação adicional.

Entre as premiações para os vencedores estão oportunidades para o desenvolvimento da ideia, como, por exemplo, pré-incubação na Agência PUC de Inovação, um ano de acompanhamento e formação (mentoring) pelo Sebrae-PR, além de outros prêmios a serem divulgados.

Ainda neste ano serão realizadas mais três edições do Hackathon voltadas para as empresas nascentes (startups), estudantes do ensino médio e um evento reunindo os vencedores das rodadas anteriores. A próxima edição será realizada no campus da PUC-PR.