SÃO PAULO, SP, 14 de abril (Folhapress) – O Facebook está se preparando para oferecer um sistema de serviços financeiros, incluindo pagamentos, por meio de dispositivos móveis, segundo reportagem publicada ontem pelo jornal “Financial Times”.

A companhia estaria apenas aguardando autorização do Banco Central da Irlanda, onde está sua sede fiscal europeia, para lançar o serviço.

A rede social pretende emitir uma moeda eletrônica que seria aceita em toda a Europa. Os usuários poderão guardar dinheiro e realizar pagamentos e transferências no site. De acordo com a reportagem, o Facebook tem mantido contato com três start-ups inglesas que trabalham com sistemas de pagamento online para dispositivos móveis.

Tendência

No ano passado, o Google integrou o Google Wallet ao Gmail e permitiu que seus usuários enviem dinheiro por e-mail a taxas de 2,9% por operação –serviço não disponível no Brasil.

Em janeiro, Tim Cook, presidente da Apple, disse que a criação do leitor de digitais do iPhone 5s foi inspirada na possibilidade de oferecer serviços financeiros.

As transações via dispositivo móvel devem crescer 35% ao ano até 2017, de acordo com pesquisa realizada pelo Grupo Gartner em 2013. O levantamento especulou que, daqui a três anos, serão mais de 450 milhões de usuários movimentando um mercado de US$ 720 bilhões.