Na madrugada desta segunda-feira (14), vândalos destruíram capelas e túmulos no Cemitério Municipal de Santa Helena, no oeste do Paraná. De acordo com a prefeitura, pelo menos 30 jazigos foram depredados. Funcionários do cemitério chegaram ao local hoje e encontraram tijolos, pedras de mármore e até uma bicicleta usada para promover a destruição.

Quebraram vidraças da capela que construímos para a minha mãe. Ainda tentaram quebrar vidros grossos, de 8 milímetros. A gente nem está calculando o prejuízo material; o problema é a falta de respeito pelos entes queridos da gente e até o medo. Se esses criminosos fazem isso no cemitério, imagina o que podem fazer com quem está vivo, desabafa o empresário Nestor Alba.

O secretário de Obras e Urbanismo de Santa Helena, Sadi Turra, afirma que um sistema de câmeras de vigilância será instalado no cemitério e em outros pontos da cidade até julho de 2014. Vamos ver o que a prefeitura pode fazer para ajudar, inclusive, as famílias a reconstruírem os jazigos, completou.

A Polícia Civil investiga o caso e informou que denúncias podem ser feitas pelo número 190. Até o início da tarde desta segunda-feira, ninguém havia sido preso.