Por João Pedro Pitombo

SALVADOR, BA, 14 de abril (Folhapress) – O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou hoje que a adesão do PMDB da Bahia à sua candidatura ao Palácio do Planalto vai inspirar novas dissidências em outros Estados.

O tucano esteve em Salvador para participar da cerimônia de lançamento da chapa de oposição no Estado, que terá o ex-governador Paulo Souto (DEM) na disputa pelo governo e o ex-ministro do governo Lula Geddel Vieira Lima (PMDB) na corrida pelo Senado.

“Essa aliança na Bahia foi a mais bem sucedida construção política que o Brasil assistiu para as eleições deste ano. E inspirará outros Estados a virem na mesma direção: a oposição somando-se a descontentes, aqueles que veem o mal que o governo do PT está fazendo ao Brasil”, afirmou Aécio.

O senador mineiro afirmou que “ninguém muda a natureza das relações políticas locais” e que espera o apoio do PMDB em outros Estados. Até o momento, apenas os peemedebistas da Bahia e do Acre apoiam oficialmente o tucano.

Ele também citou outros partidos da base cujas alianças com o PSDB estão sendo costuradas, como PP de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, além do PDT em Mato Grosso.

A chapa oposicionista na Bahia vai enfrentar Rui Costa (PT), indicado pelo governador petista Jaques Wagner para disputar o governo do Estado. Também disputa o Palácio de Ondina a senadora Lídice da Mata (PSB), que dará palanque ao presidenciável Eduardo Campos (PSB).

“PT mandacaru’

O pré-candidato de oposição ao Senado Geddel Vieira Lima (PMDB) afirmou que a falta de uma candidatura própria do seu partido ao Planalto dificulta a construção de uma posição de unidade do PMDB. Ele vê com naturalidade o apoio a Aécio Neves e aposta em novas adesões.

“Evidentemente que, se continuar esse descaso e o PT continuar se comportando nos Estados como mandacaru, que não dá sombra nem encosto, as dissidências podem aumentar”, disse.

A aliança DEM-PSDB-PMDB na Bahia também foi celebrada como uma possibilidade de reduzir a margem de votos para o PT na região Nordeste.

No segundo turno das eleições de 2010, a presidente Dilma Rousseff (PT) teve uma frente de 10,7 milhões de votos na região, sendo 2,7 milhões na Bahia.

Na ocasião, o ex-ministro Geddel Vieira Lima, que teve 1 milhão de votos para o governo da Bahia no primeiro turno, apoiou a eleição da petista ao Planalto.