A Sociedade Paranaense de Cardiologia promove, em Curitiba, no dia 25 de abril, na Boca Maldita, das 9h às 17h, a campanha Menos Sal, Menos Pressão, Mais Saúde, em lembrança ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. A ação abordará a hipertensão arterial e suas complicações, tendo como público-alvo crianças, jovens e adolescentes. 

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia de 2013, 6 a 8% da faixa etária dos 7 a 20 anos são hipertensos. Nos últimos anos, em virtude dos hábitos de vida, esse público vem apresentando uma elevação de novos casos de hipertensão, revela o diretor do Funcor/SBC- Fundo de Aperfeiçoamento e Pesquisa em Cardiologia da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Dr. Abdol Hakim Assef. As crianças estão mais sedentárias, mais obesas e comem muitos alimentos industrializados, como salgadinhos e biscoitos, com muito sal. Esses hábitos contribuem para a hipertensão desenfreada.

A população que for até o local terá a pressão aferida e esclarecimentos sobre a doença. Haverá distribuição de cartilhas educativas para que as pessoas se conscientizem da importância desse inimigo, às vezes silencioso e que é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, conta o cardiologista e responsável pela ação em Curitiba, Dr. Francisco Maia. No evento, estudantes da Liga de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca da PUCPR e da UFPR estarão presentes. Sem dúvida, a SPC não só faz seu papel do ponto de vista científico, como também está desenvolvendo estas ações para a população com o objetivo fundamental de prevenção, destaca Dr. Maia.

Cerca de 30% da população adulta no Brasil é portadora da hipertensão arterial, segundo informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia, mas poucos mantêm o controle efetivo da doença. Apenas metade dos hipertensos (cerca de 30 milhões de brasileiro) sabe que têm a doença, destes só a metade toma remédio – 15 milhões – e, mais preocupante ainda: apenas 7,5 milhões têm suas pressões controladas, ressalta Dr. Francisco Maia.

A hipertensão também atinge a população idosa e é causa direta de outras enfermidades. A hipertensão atinge cerca de 50% das pessoas da terceira idade, sendo responsável por 40% dos infartos, 80% dos Acidentes Vascular Cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. Essas graves consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e continuem o tratamento, explica Dr. Assef.

Os médicos explicam que por ser considerada uma doença silenciosa, já que não apresenta sintomas inicialmente, a hipertensão, muitas vezes só é descoberta quando ocorrem complicações como o Acidente Vascular Cerebral (AVC, chamado popularmente de derrame) ou infarto – duas das maiores causas de morte da população brasileira. Por isso, a ideia da campanha é mostrar quais são os benefícios práticos de se prevenir e controlar a pressão arterial, além de colher informações da população através de um questionário que servirá de fonte de dados epidemiológicos e de estratificação dos fatores de risco mais prevalentes, enfatiza Dr. Abdol Hakim Assef.