No próximo sábado – 19 de abril – é comemorado o Dia do Índio e os motivos para comemorações não são muitos no Brasil. A Coluna Conteúdo Sustentável traz, nesta edição, informações exclusivas e atualizadas sobre a situação dos primeiros habitantes do país. O modo como os indígenas se relacionam com a terra é especial. Esse fato tem sido considerado pelos governos quando a questão ambiental é colocada em xeque. Em geral, os índios possuem um profundo conhecimento sobre o meio ambiente e, graças às suas formas tradicionais de utilização dos recursos naturais, garantem tanto a manutenção de nascentes de rios como da flora e da fauna em diversas regiões do país.

Saúde Indígena
No último mês de março, a BBC Brasil revelou que 419 crianças indígenas morreram por desnutrição no país desde 2008. O responsável pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) – órgão subordinado ao Ministério da Saúde – secretário Antônio Alves diz que a desnutrição entre os índios é um problema complexo, que envolve o governo como um todo. Já na região Sul, lideranças indígenas de São Paulo aguardam em Curitiba, desde o dia 25 de março, para serem atendidas pelo Coordenador da Secretaria Especial da Saúde Indígena (SESAI), Paulo Camargo. Em busca de soluções para o déficit no atendimento à saúde, 150 lideranças indígenas das regiões Sul e Sudeste irão se reunir na capital paranaense nos próximos dias.

Política pública e bom senso
Outro grave problema, na visão dos indígenas, é o enfraquecimento da Fundação Nacional do Índio (Funai), ocorrido na última década. Para que se tenha uma ideia, as 56 aldeias indígenas paranaenses passaram a ser atendidas por uma sede administrativa da Funai, localizada em Chapecó, Santa Catarina. A medida dificulta a construção de qualquer política pública para os índios do Paraná. Além disso, segundo lideranças indígenas paranaenses, é notável o aumento do sentimento anti-índio em alguns setores, especialmente nas cidades onde existem conflitos fundiários. Isso se deve à política de demarcação de terras que foi engessada pelo Governo Federal, informou o líder indígena paranaense, Romancil Cretã.

O Outro lado
Por outro lado, No Paraná, as 38 escolas indígenas foram reformadas e equipadas com computadores de última geração. Livros e materiais audiovisuais sobre mitos e crenças das etnias guarani, caingangue e xetá foram produzidos. Também foi promovido – pelas secretarias da Educação, Cultura e Justiça e Cidadania – um encontro com o povo Xetá, para o acesso dos índios às políticas públicas. Já a Secretaria do Meio Ambiente incluiu, em 2013, um representante indígena no Conselho Estadual do Meio Ambiente. E como prevê a constituição, os indígenas passaram a ter voto, vez e voz na condução da política ambiental do Estado. Já o governador Beto Richa criou, em 2008, como prefeito de Curitiba, a primeira aldeia urbana indígena do Sul do Brasil. A aldeia Kakané Porã, que significa fruto bom da terra, abriga 240 índios de diferentes etnias.

Números
O Paraná possui 16 mil índios vivendo em 56 aldeias, localizadas em 18 terras regularizadas e que somam 85 mil hectares. Mas, no último censo do IBGE, 25 mil pessoas se declararam índias.

Educação Ambiental
A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) acaba de lançar uma novidade para que as crianças entendam a importância do cuidado com as áreas naturais existentes nas cidades e entornos.
A chamada Turma do Pinho ganhou um novo espaço no site do programa Condomínio da Biodiversidade, mantido pela organização. As crianças também encontram no blog atividades como jogos da memória, diferentes desenhos para colorir e um espaço em que podem se comunicar com a equipe do ConBio.

Condomínio da Biodiversidade
A missão do programa é implantar uma rede de áreas naturais, públicas e particulares em bom estado de conservação e mantidas por pessoas preocupadas com a conservação dos recursos naturais e da biodiversidade. Em Curitiba, o programa acontece desde 2000. Em 2013, começou a atuar em Campo Largo e, dia 21 de março deste ano, chegou à Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Curitiba: cidade verde
A Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau está investindo em predicados sustentáveis para divulgar a capital paranaense durante a Copa do Mundo 2014. O número de área verde por habitantes, os bons níveis de qualidade do ar e os espaços urbanos preservados, estão na lista dos atrativos sustentáveis para os turistas brasileiros e estrangeiros. A cidade sedia, a partir do dia 16 de junho, os seguintes jogos: Irã x Nigéria, Honduras x Equador, Austrália x Espanha e Argélia x Rússia, na Arena da Baixada.