Por André Monteiro, Artur Rodrigues e Josmar Jozino

SÃO PAULO, SP, 15 de abril (Folhapress) – Um vídeo que circula na internet mostra três homens no chão após serem baleados por policiais militares. A suspeita é que os próprios PMs tenham feito o vídeo, no qual os homens são ofendidos. A Corregedoria investiga o caso.

“Vai ficar famoso, ladrão, morrendo”, diz alguém. Ao fundo, é possível ouvir um som de rádio comunicador e o vídeo também mostra um calçado preto com calça cinza, como o uniforme da PM de São Paulo, se aproximando de um dos rapazes. “Vai demorar aí, caralho, é pra morrer”, diz outra pessoa.

Um dos suspeitos baleados geme e diz: “Meus filhos”.

O vídeo foi gravado após uma tentativa de assalto na região do Itaim Paulista (zona leste) no último dia 8.

Dois dos suspeitos baleados sobreviveram e foram encaminhados ao hospital Santa Marcelina –Renato de Souza Santos, 25, e Marcos Aurélio Alves de Oliveira, 37.

A Secretaria Estadual de Saúde afirma que Oliveira teve alta no mesmo dia e foi preso. Santos permanece internado com escolta policial.

Um terceiro suspeito, ainda não identificado pela polícia, não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo o relato da ocorrência, os suspeitos tentaram assaltar um caminhoneiro, que encontrou policiais e informou que eles estavam em um Uno preto. Houve perseguição, os suspeitos acabaram batendo no carro da PM, e em seguida foram baleados. Foram apreendidas duas armas.

O vídeo foi divulgado pela página “Polícia Do Estado De São Paulo”, no Facebook –que não é oficial. O perfil também publicou fotos da ocorrência, que mostram carros de dois batalhões da PM: 48º (Guaianases) e 29º (Itaim Paulista).

Na rede social, o vídeo ganhou repercussão e comentários de pessoas criticando e elogiando a ação da polícia.

A Polícia Civil informou que o inquérito que investiga a tentativa de assalto já foi enviado à Justiça.

Já a Polícia Militar afirmou que a Corregedoria da corporação investiga se houve participação de policiais na produção e divulgação do vídeo. Caso isso fique comprovado, os policiais podem ser punidos.

Veja a nota da Polícia Militar:

“A Polícia Militar esclarece que o perfil “Polícia do Estado de São Paulo”, na rede social Facebook, não é um dos perfis oficiais da instituição, apresentando uma série de conteúdos impróprios. Por esse motivo, já está em curso uma investigação sobre o perfil, seu conteúdo e administradores.

Quanto ao caso apresentado, a Corregedoria PM está investigando se houve participação de policiais militares na captação e divulgação das imagens, fato que, se confirmado, poderá resultar punição ao(s) responsável (is).

É importante ressaltar que todo policial militar, assim como qualquer cidadão, pode postar aquilo que bem entender nas redes sociais, podendo, contudo, ser responsabilizado no campo civil, criminal e administrativo em caso de postagens que ofendam pessoas, instituições, que sejam contrárias à lei ou atentatórias à dignidade humana.

A Polícia Militar e suas unidades subordinadas possuem perfis oficiais, que servem como canais de comunicação da Instituição. Seus administradores recebem orientações constantes, sendo as páginas devidamente monitoradas.”