A Polícia Civil de Maringá (PR) aguarda a posição do jogador Maicon Silva, do Londrina Esporte Clube, para dar prosseguimento à denúncia de racismo contra o jornalista Lourival Santos.

Durante a final do Campeonato Paranaense no último domingo, Santos foi detido por supostamente ter chamado o atleta de macaco. Na ocasião, o Londrina foi campeão estadual ao vencer o Maringá nos pênaltis (por 4 a 3).
Apresentador do programa “Show de Bola”, da Rede Massa (afiliada do SBT) em Maringá, Santos foi afastado da função após a divulgação do caso. À polícia ele negou que tenha ofendido o jogador.

O delegado Clóvis Galvão Gomes, da Delegacia Móvel de Futebol e Eventos, afirmou que vai entrar, nos próximos dias, em contato com a diretoria do Londrina para ver se o atleta quer levar o caso adiante. Se a suposta vítima não confirmar a ofensa, o caso poderá ser arquivado. “Apenas o depoimento das testemunhas não incrimina o acusado”, disse o delegado.

Em entrevista após a partida, Maicon Silva disse que não ouviu a ofensa de Lourival. Dois repórteres que faziam a cobertura do jogo denunciaram o caso à Polícia Militar, que deteve o apresentador.
Ainda no domingo, a delegada Emilene Locateli ouviu os envolvidos e encaminhou o caso à Delegacia Móvel de Futebol e Eventos.

No domingo, após ser ouvido, Lourival foi liberado. Galvão disse que ele só será convocado pela polícia se o jogador do Londrina fizer um representação contra ele.

O apresentador foi procurado pela Folha de S.Paulo, mas não foi encontrado. Em entrevista a uma emissora de rádio de Curitiba, ele disse que é jornalista há 18 anos em Maringá e região e que nunca xingou jogadores.
Em nota oficial, a Rede Massa informou que ele foi afastado da apresentação do programa “Show de Bola” e que repudia todo e qualquer ato de racismo e que espera rigor nas investigações.