A história dos Institutos Lactec começa em 1959, com a criação do Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza. Dele nasce a reconhecida competência em projetos para grandes obras hidrelétricas. Atividade que mais tarde foi somada à tradição do Laboratório Central de Pesquisa e Desenvolvimento, em 1982, e do Laboratório de Materiais e Estruturas, em 1994. A fusão de todas essas unidades, no final dos anos 90, e a criação do Laboratório de Mecânica e Emissões Veiculares, em 2000, deram origem aos Institutos Lactec, uma organização privada, sem fins lucrativos e autossustentável.

O Institutos Lacter oferece trabalhos de Pesquisa e Desenvolvimento nas áreas de dispositivos experimentais, eficiência energética, fontes alternativas de energia, novas tecnologias em materiais, planejamento e gerenciamento ambiental, redes inteligentes (Smart Grid), sistemas construtivos convencionais e alternativos, sistemas mecânicos e soluções em tecnologia da informação.
Com laboratórios próprios, que funcionam em cinco unidades localizadas na região Leste de Curitiba, servem de suporte tecnológico para uma ampla gama de serviços, projetos e consultorias.