A Universidade Federal do Paraná anunciou recentemente a instalação de um campus em Jandaia do Sul, a 390 quilômetros de Curitiba. A chegada da instituição naquela localidade do interior do Estado, parte de uma região que congrega 26 municípios do Vale do Ivaí, já virou um marco, uma referência de qualidade para a educação superior daquelas localidades. E nós temos o orgulho de participar deste processo.

Veja como a coisa se deu: certo dia, em 2010, recebemos a visita da diretora da Faculdade de Filosofia de Jandaia do Sul, a Fafijan, Maria Gertrudes Guimarães, que relatava as dificuldades de manutenção da instituição. Apesar de estar operacionalmente equilibrada, dívidas com o governo estava deixando-os muito preocupados.
Dizia a Gertrudes que gostariam de buscar uma solução e que, necessariamente, teria que passar pela continuidade da oferta dos cursos. Pensamos, então, se haveria a possibilidade de federalizarão da instituição.

A Universidade Federal do Paraná iria fazer cem anos e poderíamos levar este fato para convencer o Ministério da Educação a apoiar a Fafijan. Em março de 2011 agendamos um almoço em Brasília com o professor e reitor da universidade, Zaki Akel Sobrinho. Foi aí que começamos a planejar o sonho.

Ao longo do seu centenário a instituição possuía, além da sede em Curitiba, um campus em Palotina e outro no litoral. O reitor Zaki foi extremamente receptivo, mostrando o seu espírito público e dinamismo com a educação. Marcamos, então, uma visita à cidade de Jandaia para avaliarmos as possibilidades.

Entretanto, faltava a concordância do governo. A presidenta Dilma havia anunciado uma expansão das universidades e o nosso projeto não tinha entrado. Então, teríamos que construir sua aprovação no MEC e no governo como um todo. Falamos com o vice-presidente Michel Temer e também com a então ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, buscando apoio para o projeto.

Várias vezes estivemos no MEC conversando com o então secretário executivo José Henrique Paim Fernandes, hoje ministro da Pasta. Outra pessoa que nos ajudou muito foi a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Adriana Rigon Weska.

Sucesso, todo o esforço empreendido deu certo! Foi uma grande notícia quando se aprovou a proposta, e a UFPR já iria iniciar com cinco cursos, sendo três engenharias e investimento de R$ 44 milhões. E o melhor da história: a Fafijan abraçou a UFPR e está cedendo suas salas até que o câmpus da universidade fique pronto. Jandaia acabou recebendo, no fim, o maior presente do centenário da universidade.

Ser participante direto de um projeto que oferecerá 250 vagas anualmente para uma região importante é motivo de muita honra para mim. É algo que ainda vai gerar frutos por muitos anos, tornando-se um importante legado para os jovens. Não está sendo criada apenas uma nova universidade, mas sim novas oportunidades de educação pública para a população, novos empregos e a valorização de Jandaia do Sul e municípios próximos, pois centros universitários são conhecidos por atraírem novos investimentos.

A luta por uma sociedade mais desenvolvida e justa deve começar sempre com a luta pela educação, a única ferramenta que tem o poder de transformar o país.

Alex Canzian é deputado federal pelo PTB-PR, vice-líder do governo na Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação no Congresso Nacional. Também é membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados