SÃO PAULO, SP, 16 de abril (Folhapress) – Três blindados leves e um caminhão com a bandeira russa que transportam homens armados, uniformizados mas sem insígnias, circulavam hoje na cidade de Kramatorsk, leste da Ucrânia.

Não foi possível confirmar a origem do comboio, que seguia para Slaviansk, alguns quilômetros ao norte. A cidade é controlada desde domingo por insurgentes armados pró-Moscou.

Segundo a agência Interfax, da Ucrânia, são blindados que participavam na “operação antiterrorista” iniciada pelo governo de Kiev contra os separatistas. Os veículos entraram na cidade, mas alguns manifestantes pró-Rússia bloquearam e se apoderaram dos blindados.

Mas o ministério da Defesa ucraniano informou que “nenhum blindado do exército foi tomado em território ucraniano”.

Os homens que circulavam nos blindados usavam o mesmo uniforme sem distintivos, mas com fitas de São Jorge nas cores laranja e preto, a ordem honorária das Forças Armadas russas.

Centralização ucraniana

O modelo de Estado centralizado na Ucrânia “deixou de funcionar”, afirmou o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, partidário de um sistema federal, na véspera de negociações importantes em Genebra sobre o futuro do país.

“O Estado unitário da Ucrânia deixou de funcionar. Suas bases quebraram por uma sucessão de mudanças políticos”, afirmou Lavrov.

“A federalização seria uma forma de garantir que cada região do país se sente confortável, considera que seus direitos estão garantidos, que suas tradições e modo de vida estão protegidos”, completou.

A Rússia apoia a ideia de uma “federalização” da Constituição ucraniana, com mais poderes para as regiões de língua russa do leste do país.

Mas o governo da Ucrânia não deseja nem ouvir falar da opção, que considera uma porta aberta para um desmembramento do país, e se nega a abordar o tema nas negociações de quinta-feira em Genebra entre sua delegação, a Rússia, Estados Unidos e a União Europeia.