Neste final de semana, o Curitiba Rugby Clube segue para Posadas, na Argentina, onde participa de dois amistosos. Dia 18, enfrenta o URUMI – União Rugby de Misiones e dia 20, o Tacuru Rugby.

Segundo o head coach, Eduardo Lagarrigue, o objetivo é, basicamente, unir o grupo e consolidar o plano de jogo. “O time está formando uma base solida e de qualidade, entendendo que não somente os jogadores que iniciam o jogo são importantes, mas também ter um banco do mesmo nível e uma oposição dedicada nos treinamentos, o que possibilita o crescimento do conjunto.

Temos uma ligação muito estreita com o rugby argentino: em primeiro lugar o treinador é argentino e tenho tido muito contato com os treinadores de lá, alem da importante  contribuição dos jogadores novos que trazem uma grande bagagem de experiencia e conhecimento. Atualmente, dos 37 jogadores que participam no grupo sete são argentinos.”

No dia 5 deste mês, o Curitiba Rugby venceu o Londrina Rugby por 117×0, pelo Campeonato Paranaense.

O Curitiba Rugby Clube foi fundado em 1983, constituído sob a forma de sociedade civil sem fins lucrativos, de natureza esportiva, recreativa, social e cultural. É mantido pelo esforço voluntário de seus veteranos e por projetos de apoio e patrocínio.

É o Campeão Paranaense em todas as categorias. Sua equipe adulta masculina está entre as 4 melhores do Brasil. A equipe feminina é Bicampeã Brasileira Juvenil 2013.
O seu Projeto Social VOR – Vivendo O Rugby e o Projeto de Alto Rendimento são apoiados pela Lei de Incentivo do Ministério dos Esportes.

Possui também o Projeto Rugby Para Sempre, que permite que os alunos que se destacaram no VOR tenham condições de continuar treinando nas equipes juvenis do Clube.  Através de seu convênio com a UNIANDRADE, que fornece bolsas integrais de estudo, permite que vários atletas das suas equipes consigam cursar a universidade e assim, uma posição no mercado de trabalho, o que cria sustentabilidade dentro do esporte.

O Rugby, de origem britânica, é o segundo esporte mais praticado no mundo, com 5 milhões de jogadores e está presente em 120 países. No Brasil, são mais de 100 mil seguidores, mais de 200 agremiações esportivas e 10 mil atletas registrados.

É praticado, tradicionalmente, na modalidade XV: quinze jogadores de cada equipe em campo, com duração de 80 minutos. Porém, a modalidade Olímpica é a Sevens: sete jogadores de cada equipe em campo, com duração de 14 minutos.

Segundo pesquisa realizada em 2011 pela Deloitte*, renomado instituto internacional, é o esporte que mais cresce no Brasil atualmente.

Nos últimos 3 anos o Brasil projetou-se da 45ª para a 27ª posição no ranking da International Rugby Board (IRB) na categoria Masculina Adulta. E a Seleção Feminina é Campeã Brasileira 2014 e está em 9ª. Colocação no ranking mundial.