RIBEIRÃO PRETO, SP, 16 de abril (Folhapress) – As obras na ponte entre as avenidas Paris e Guido Golfeto, no Jardim Independência em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), que caiu anteontem após um forte temporal, não serão iniciadas antes de 15 dias.

O secretário de Obras, Abranche Fuad Abdo, disse que a pasta já iniciou um projeto para consertar a ponte, que deve ser finalizado em 15 dias. Somente após a conclusão dessa etapa, a prefeitura poderá contratar uma empresa para realizar as obras emergenciais.

O valor e o tempo de conclusão da obra ainda não foram definidos pela pasta.

A ponte cedeu durante uma forte chuva. Um ônibus, com ao menos 11 passageiros, passava pelo local no momento e ficou pendurado apenas pelo chassis.

O buraco tem a largura da pista e profundidade suficiente para encobrir uma pessoa adulta.

Risco

Abdo disse que não havia como a queda da estrutura ter sido verificada antes. Segundo ele, a ponte caiu por conta de uma infiltração na contenção do córrego.

Duas pontes na avenida Guido Golfeto, uma no cruzamento com a rua 11 de Agosto e outra com a rua Coronel Quito Junqueira, deverão ser vistoriadas pela Secretaria de Infraestrutura, segundo Abdo. Ele disse que a intenção é certificar que não há risco de queda nas outras pontes.

No entanto, o secretário afirmou que “possivelmente” as pontes também tenham que passar por futuras obras.

“Essas pontes foram construídas há mais de 30 anos, com uma tubulação metálica. Com o tempo, o córrego sofreu com a erosão e foi alargando, o que pode ter favorecido para as infiltrações”, disse Abdo.

Vizinhos da ponte disseram estar preocupados com a demora para o conserto e pela falta de segurança no local.

Na manhã de hoje, a reportagem esteve no local e verificou que apenas cavaletes e algumas contenções de concreto sinalizam a interdição da ponte. Moradores foram vistos ultrapassando a sinalização para ver a extensão do buraco.

“Esse córrego já transbordou em algumas ocasiões, então ele dava sinais de que era necessário uma obra de contenção. Qualquer um que passava por aqui via que era uma queda anunciada”, disse o vigilante Marcelo Ramos do Amaral, 26, vizinho do local.

Em nota, a prefeitura informou que a Transerp já sinalizou “devidamente” a ponte e interditou o local promovendo um desvio pela rua Capitão Osório Junqueira.

Também informou que a Guarda Municipal realiza periodicamente patrulhamento no local.