Desde novembro do ano passado, circulam pelas ruas de Curitiba quatro táxis com luzes coloridas na capelinha do carro. Eles estão testando o serviço de biometria que deve passar a ser implantado em todos os carros de praça que atuam na Capital. Para o usuário, a novidade é o sistema de cores vermelho, verde e amarelo. A ideia é fazer com que o consumidor saiba se o carro está vazio (luz verde), cheio (luz vermelha) ou a caminho para pegar um passageiro (luz amarela). Deste modo, o usuário poderá solicitar um carro, apenas acenando com o braço para os carros que estiverem transitando pelas ruas com a luz verde na capelinha.
O taxista Arlindo Dalpra, que está há 40 anos no mercado de Curitiba, é um dos que estão testando o sistema. Ele afirma que por conta do descanso de cabeça nos bancos dos carros é dificil saber se o carro está vazio ou não. Com esse sistema de luzinhas vai ficar mais fácil para as pessoas saberem se o carro está ou não vazio, diz.

Para o taxista, a principal vantagem é o sistema de cores, acionado quando ele inicia a sessão com uma chave eletrônica. Assim não teremos que passar em frente quando alguém der a mão, achando que o táxi está livre, diz ele. De acordo com Dalpra, os passageiros que têm levado em seu carro gostam da novidade.
Com a biometria, os motoristas precisam passar a digital nos carros antes de darem a partida, facilitando o acionamento do sistema de luz da capelinha. Com isso, fica descartada a possibilidade do motorista transitar com o carro sem sinalizar a situação de embarque aos usuários.
A biometria é um sistema que a Urbanização de Curitiba (Urbs) está testando para saber quantos carros estão circulando na cidade e por quando tempo. Interligado com a Central de Monitoramento da Urbs, o sistema vai indicar por quanto tempo o taxista, que recebeu a permissão para atuar na praça, está efetivamente trabalhando.
De acordo com a Urbs, o sistema de biometria em táxis de Curitiba está instalado em dez veículos de taxistas voluntários. O sistema faz o controle do taxímetro, aciona um sistema de cores que identifica quando o táxi está livre ou ocupado e gera relatórios captados por antena, também em teste, instalada na Urbs. É uma ferramenta de gestão, operação e fiscalização do serviço que vai passar a fazer parte da rotina do serviço de táxi a partir do ano que vem, beneficiando o usuário.