SÃO PAULO, SP, 16 de abril (Folhapress) – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse hoje que a Rússia pode esperar novas sanções se intensificar o apoio aos separatistas no leste da Ucrânia.

“O que eu disse de forma consistente é que cada vez que a Rússia tomar esses tipos de medidas que buscam desestabilizar a Ucrânia e violam sua soberania, haverá consequências”, disse ele em entrevista à emissora CBS.

O presidente falou sobre a crise ucraniana, pela qual ele culpou diretamente Moscou, na véspera de uma reunião em Genebra em que Rússia, Ucrânia, Estados Unidos e União Europeia vão tentar neutralizar o impasse.

Autoridades norte-americanas disseram que estão preparadas para impor uma nova rodada de sanções contra a Rússia se as negociações para aliviar as tensões fracassarem.

Obama afirmou que a Rússia foi abalada por sanções já impostas por causa da anexação da Crimeia em março, o que os EUA e seus aliados disseram que foi o resultado da intervenção russa.

“As decisões do senhor Putin não são apenas ruins para a Ucrânia, mas em longo prazo vão ser ruins para a Rússia”, disse ele.

Obama afirmou que acredita que a Rússia não está interessada em qualquer confronto militar com os EUA, que têm forças militares superiores.

“Não precisamos de uma guerra”, disse Obama.