SÃO PAULO, SP, 17 de abril (Folhapress) – As buscas pelos desaparecidos após o naufrágio de um navio no sul da Coreia do Sul foram suspensas hoje devido ao mau tempo e às fortes correntes no mar do leste da China.

Pelo menos nove pessoas morreram e outras 287 estão desaparecidas após a embarcação afundar, na manhã de ontem (noite de terça no Brasil). Outras 179 pessoas foram resgatadas por outros barcos que passavam pela região.

O navio saiu do porto de Incheon, a 43 km da capital Seul, com destino a Jeju, ilha turística no extremo sul do país. Das 475 pessoas a bordo, 325 eram alunos de uma escola de Ansan, que faziam uma viagem de férias de primavera.

As equipes de resgate acreditam que parte dos passageiros pode ter sobrevivido em áreas do navio onde se formaram bolsões de ar. A presidente Park Geun-hye pediu mais rapidez na busca pelos desaparecidos.

Mais cedo, o capitão do navio, Lee Joon-Suk, pediu desculpas às famílias dos passageiros e disse não ter palavras para o que aconteceu. Ele pode ser indiciado por homicídio culposo e negligência.

Causas

Ainda não se sabe o que pode ter provocado o acidente. Analistas disseram que o navio pode ter saído da rota original, o que foi descartado pelo porta-voz do Ministério de Oceano e Pesca, Nam Jae-heon. “Não há grande diferença entre as rotas seguidas”, disse.

O canal de televisão local YTN informou, porém, que uma orientação dos tripulantes pode ter aumentado o número de mortos na tragédia. Passageiros ouvidos pela emissora dizem que foram orientados a não sair do lugar no momento do naufrágio.

“Nos disseram para ficar onde estávamos, mas mais tarde o nível da água subiu. Então, estávamos do lado um dos outros. As crianças estavam morrendo de medo, gritando socorro”, disse Hyun Hung-chang, um dos sobreviventes.

“Se as pessoas tivessem pulado na água, elas teriam sido resgatadas, mas nos disseram para não sair do lugar”, afirmou Koo Bon-hee, 36.

Isso pode ter levado a que poucos barcos salva-vidas tenham sido usados durante o naufrágio. Segundo a YTN, apenas um dos 46 botes foi usado e outros 12 ainda estavam presos ao navio enquanto ele afundava.