Entre os dias 20 e 23 de março, o PiniOn, plataforma que combina tecnologia mobile e o crowdsourcing e capta a opinião a respeito de marcas e temas diversos, realizou uma pesquisa, com 1.500 pessoas, sobre hábitos e pretensões de seus Opiners em relação à Páscoa.

Considerada uma data religiosa para pouco mais da metade dos entrevistados (56%), 24% ainda vê a comemoração apenas comercialmente. Apesar disso, 76% disseram que se reunirão com a família no domingo de Páscoa e o bacalhau ainda é a tradição para 56%.

Como de costume, a maior parte dos consumidores deve deixar para comprar os chocolates mais próximo à data, mas muitos já estão realizando pesquisas de preços (46%) e 78% deles consideraram que os valores estão mais altos em relação ao ano passado. Ainda assim, mais da metade dos entrevistados (62%) disseram que devem gastar o mesmo valor gasto no ano passado.

Em valores, 37% pretendem gastar entre R$ 51,00 a R$ 100,00; 21%, entre R$ 101,00 e R$ 150,00; e 21%, entre R$ 151,00 e R$ 200,00. Os pais serão os mais presenteados, por 46% dos Opiners, enquanto namorados foram citados por 39% e marido ou esposa, apenas por 26% dos entrevistados.

Entre as marcas preferidas pelos respondentes, Cacau Show (16%), Kopenhagem (16%), e Lindt (15%) lideram a lista, seguidas por Nestlé (14%), Lacta (11%) e Ferrero (10%).

Os supermercados devem ser os locais mais buscados para as compras, citados por 68% dos entrevistados; 44% devem procurar por lojas próprias e apenas 5% pretendem comprar pela internet. Como motivo para a escolha das lojas, 25% dos Opiners procuram os lugares pela variedade de produtos e 20%, pelos valores.