No próximo domingo (20), as 19 horas, será recolocada no marco zero de Curitiba a escultura em bronze de Tiradentes. Retirada da Praça Tiradentes, em setembro de 2013, a obra de João Turin foi restaurada pelo Atelier João Turin com o acompanhamento da Fundação Cultural de Curitiba.

Os trabalhos de restauração e confecção de moldes foram iniciados no atelier há cerca de dois anos, depois que os direitos sobre o acervo do escultor foram comprados pelo colecionador curitibano Samuel Ferrari Lago. Foi realizado um levantamento do acervo e, após negociações entre a família Lago, o poder público e descendentes de Turin, o projeto foi viabilizado. É a primeira vez que uma restauração ponta-a-ponta da obra de um artista é realizada no Brasil. O trabalho chamou a atenção até do Ministério da Cultura, que está acompanhando o processo, pelo interesse museológico.

Uma nova garrafa com uma mensagem sobre a Curitiba de 2014 será instalada dentro da estátua antes da colocação na Praça Tiradentes.

Obra realizada em Paris em 1922. Participou do salão dos artistas franceses, recebendo elogios da imprensa. No Brasil, no mesmo ano, participou da exposição comemorativa ao centenário da Independência no Rio de Janeiro, onde recebeu menção honrosa. Em 1927, por ocasião do cinquentenário da imigração italiana no Paraná, João Turin doou a obra para colônia italiana, que por sua vez realizou a fundição em bronze e a ofereceu ao povo do Paraná como forma de agradecer a terra que os acolheu. A escultura possui mais de dois metros de altura.

Sobre a Cápsula do Tempo – Quando a escultura de Tiradentes foi retirada, em setembro de 2013, foi encontrada uma garrafa com uma mensagem datada de 1932. O manuscrito revelou a existência de outra cápsula do tempo e relata a mudança de posição do monumento de Tiradentes. A descoberta da garrafa aconteceu logo após a estátua, esculpida pelo paranaense João Turin e instalada no local em 1927.

Fontes para entrevistas: Mauro Tietz – Diretor de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba, Denise Zanini – coordenadora de Acervos da Fundação Cultural de Curitiba