O auto-intitulado líder dos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia, Denis Pushilin, afirmou que não considera a possibilidade de seus homens cumprirem o acordo entre Rússia e Ucrânia para desarmar e desocupar os prédios públicos, segundo informações da agência de notícias Aljazeera.

“O ministro de Relações Exteriores da Rússia Sergei Lavrov não assinou nada por nós, ele assinou em nome da Federação Russa”, disse Pushilin, líder da República Popular de Donetsk, a jornalistas nesta sexta-feira.

Ele afirmou que seus homens só irão considerar a desocupação das instalações públicas quando o governo em Kiev fizer o mesmo, informou a Aljazeera. Pushilin acrescentou que continua com os preparativos para um referendo sobre o aumento da autonomia da República Popular de Donetsk em 11 de maio, de acordo com a agência.

Seus comentários surgem um dia depois que Estados Unidos, União Europeia, Rússia e Ucrânia chegaram a um acordo em Genebra sobre medidas imediatas a serem tomadas para atenuar a crise.