Por Osni Alves

RIO DE JANEIRO, RJ, 19 de abril (Folhapress) – A prefeitura do Rio vai implodir mais um pedaço do Elevado da Perimetral amanhã, às 7h. A via complementa a avenida Rodrigues Alves, que liga os principais entroncamentos da cidade. A iniciativa consta do projeto de revitalização da região portuária.

Segundo a companhia de Desenvolvimento Urbano, serão utilizados cerca de 250 quilos de explosivos para fazer vir abaixo 300 metros da Perimetral. O trecho fica entre o prédio da Polícia Federal, na altura da Rua Edgar Gordilho, e o 1º Distrito Naval, em frente à Praça Mauá.

A construção da Perimetral começou nos anos 1950 e foi feita em etapas, tendo sido inaugurados um trecho de cada vez. O primeiro ligou o Aeroporto Santos Dumont à Candelária.

Depois de concluída, conectou as principais vias da cidade, dando vazão a 70% do trânsito que parte da zona sul em direção à Ponte Rio-Niterói, à Linha Vermelha e à Avenida Brasil. A Perimetral corta os bairros do Caju, parte de São Cristóvão, Santo Cristo, Gamboa e Saúde.

De acordo com a Concessionária Porto Novo, a implosão vai gerar aproximadamente quatro mil metros cúbicos de concreto. Trata-se do entulho produzido pela derrubada. “Os procedimentos para a segurança do processo começaram há 45 dias”, disse José Renato Ponte, presidente da concessionária.

Ele explicou que 300 pessoas serão retiradas de seus estabelecimentos antes da detonação. “Para que tudo ocorra tranquilamente, nossos funcionários detalharam a rotina dos moradores, batendo em cada porta, e informando sobre a saída e o retorno para casa”, disse.

Moradores, trabalhadores e comerciantes próximos até 150 metros da área da implosão deverão deixar seus imóveis a partir das 5 horas do dia 20. Equipes farão varredura no local e todos os imóveis da área de influência deverão estar desocupados até as 6 horas.

O presidente acrescentou que a concessionária distribuiu 500 mil folhetos informando sobre a implosão, e orientando sobre o trânsito para as pessoas que estivessem na área afetada.

Esta é a segunda etapa da retirada de trechos da Perimetral. Outras virão. A implosão será controlada por equipamentos como sismógrafos que monitoram os efeitos da detonação, assim como ocorreu na primeira etapa.

Plano de mobilidade urbana

De acordo com a concessionária Porto Novo, as obras de substituição da Perimetral fazem parte do novo plano de mobilidade urbana da prefeitura do Rio para a região do Porto Maravilha. O modelo implanta novas vias e estabelece conceito que privilegia o transporte público sustentável e integrado.

A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2016. A via Expressa terá 5.050 metros de extensão, 2.890 metros deles em túnel.

Haverá três faixas em cada sentido ligando o Mergulhão da Praça XV à rodoviária. A via não terá saídas intermediárias e servirá a quem pretende se deslocar da zona sul à avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói, sem entrar no centro.

A prefeitura estima que a nova via combinada com a Binário do Porto, responsável pela distribuição interna do tráfego e seus acessos à região central, em operação desde 2 de novembro de 2013, trará aumento de 27% na capacidade de tráfego local.

Também haverá passeio público de 2.600 quilômetros do Armazém 8 à Praça XV.

Parte dos 17 quilômetros em ciclovias e trilhos do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) passará por esse novo trecho que ganhará tratamento urbanístico novo, com arborização, de acordo com o Executivo Municipal.

A primeira implosão

A primeira implosão da Perimetral ocorreu em 24 de novembro do ano passado, quando foi detonado um trecho de 1.050 metros entre as ruas Professor Pereira Reis e Silvino Montenegro.

Já foram removidos por demolição a frio (desmonte) da Praça Mauá à avenida General Justo 1.163 metros.

Este trecho tem um total de 1.689 metros. Dos 4.790 metros do elevado já foram demolidos 2.213 metros. Para o trecho de domingo, a técnica da implosão é a mais indicada devido à característica construtiva deste trecho de 300 metros composto por três vãos de concreto armado com cabos de aço protendidos (estendidos).